Por bruno.dutra

Rio - A TAM Linhas Aéreas e a TAM Viagens serão as empresas oficiais dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontecem de 5 a 21 de agosto do ano que vem, e também dos Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro.

Pelo contrato de apoio divulgado ontem, a TAM, além da venda de bilhetes como companhia aérea oficial do evento, vai transportar o staff do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 durante o período de preparação e competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Já a TAM Viagens será a responsável pelo Programa Nacional de Hospitalidade e Viagens dos Jogos Olímpicos, oferecendo roteiros dentro do Brasil, que poderão incluir desde o transporte aéreo à hospedagem, transfers e ingressos para as competições. A empresa terá como parceira na venda de pacotes a IMM, do setor de esporte e entretenimento. A IMM foi responsável, em 2012, pelo serviço durante as Olimpíadas de Londres. No Brasil, serão vendidos 75 mil bilhetes para a competição. As vendas começam no dia 6 de julho, inicialmente para o mercado corporativo. O consumidor final poderá comprar bilhetes e pacotes a partir de outubro.

A TAM também será a companhia aérea oficial responsável pelo transporte da Tocha Olímpica Rio 2016, que partirá da Grécia e passará por várias cidades brasileiras até chegar ao Rio de Janeiro. O investimento da TAM no apoio ao evento não foi revelado mas, segundo Cláudia Sender, presidente da aérea, será o mais relevante dentro dos gastos com patrocínios que a companhia terá no ano que vem.

Claudia afirmou que, em função da demanda que ficará concentrada no Rio de Janeiro no período dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, a empresa terá que fazer alterações em sua malha aérea. Segundo ela, a companhia está aguardando as datas e horários oficiais das competições para então readequar a malha.

“Vamos avaliar todas as alterações de malha. Vai haver situações de maior complexidade, principalmente durante competições, como a de vela, por exemplo, que vão resultar na necessidade de fechamento do aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio”, diz ela.

A presidente da TAM afirmou que há uma perspectiva de redução da demanda durante a competição, mas que isso deverá ter menos impacto para sua empresa e o mercado como um todo já que o evento se concentra quase que totalmente no Rio, exceto pelos jogos de futebol, que também serão disputados em outros estados.

Segundo uma fonte do setor, a parceria anunciada pela TAM como transportadora oficial dos Jogos Rio 2016 é uma das estratégias da companhia para dar destaque à imagem da companhia e recuperar sua participação de mercado nos voos domésticos. O investimento institucional e de imagem, diz a fonte, se torna importante também em um momento em que se aproxima a mudança da marca do Grupo Latam — que reúne a TAM e Lan — prevista para o ano que vem.

“Trabalhar com duas marcas é um esforço muito grande e que não traz o retorno devido. O mais natural seria a marca da TAM permanecer por ser a marca conhecida no mercado brasileiro. Mas a Lan conduz toda a operação e isso lhe dá mais poder”, comenta a fonte.

Enquanto a decisão não é formalizada, a companhia também trabalha a composição de um novo hub, desta vez na região Nordeste do país. Ainda segundo a mesma fonte, a tática da TAM de colocar os estados interessados para “correr atrás da companhia com a oferta do melhor pacote de opções” foi considerada uma tacada de mestre.

“Fortaleza e Salvador estão na lista das próximas concessões e Natal já tem um aeroporto concedido. Cada uma vai tentar atrair a empresa. Recife acabou tendo um tiro de morte por não entrar na privatização. O hub será importante para a TAM distribuir melhor seus voos na América Latina”, diz a fonte.

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