Por douglas.nunes
O ano ainda não acabou, mas o balanço de operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social até novembro mostra que, em 2014, o total de recursos que saiu da instituição via operações indiretas será inferior ao do ano passado. Até novembro, segundo Edson Moret, chefe do Departamento de Suporte e Controle Operacional da Área de Operações Indiretas do banco, foram fechados R$ 52 bilhões em negócios.
“Até dezembro deverão ser mais R$ 6 bilhões, totalizando R$ 58 bilhões. Em 2013, foram R$ 63 bilhões. Houve uma queda, sim, por conta das condições da economia este ano. Mas verificamos um crescimento muito bom nas operações com o cartão BNDES até novembro, com mais de R$ 11 bilhões em movimentações”, explica Moret. Segundo ele, a participação das micro, pequenas e médias empresas no total de desembolsos do BNDES corresponde a 32% em 2014, até novembro.
Publicidade
Por ramo de atividade, no período de janeiro a novembro, 24% dos negócios foram fechados no setor Agropecuário, 61% no de Comércio e Serviços, 15% na Indústria e 1% na Indústria Extrativa (que inclui o setor de mineração, entre outros). “Normalmente, os percentuais se mantêm os mesmos ao longo dos anos. O comércio e os serviços são sempre os que mais se destacam. Para 2015, estamos estudando mais condições operacionais para acesso das PMEs ao banco. O BNDES está muito atento a este segmento da economia”, completa Moret.
Publicidade
Comida caseira para além das capitais
Com 178 lojas espalhadas pelo Brasil e 30 anos de estrada, a rede Divino Fogão, de comida caseira, prevê um crescimento de mais de 20% nas vendas em 2015. O plano para o próximo ano é expandir para além das capitais, onde a marca já está presente, levando o tempero da fazenda para mais cidades do Brasil.
Publicidade
Franquia aposta em alimentação saudável
A Fit Cookies, empresa paranaense especializada em doces funcionais, está dando os primeiros passos no franchising. Com um ano de história, a companhia abriu a primeira franquia no bairro de Moema, em São Paulo, em outubro. Os doces podem ser encontrados também em Curitiba, na loja própria, e em 80 unidades no país.
Publicidade
Rei do Mate expande na Rede D’Or
A franquia de alimentação Rei do Mate fechou parceria com a Rede D’Or de hospitais, pela qual irá inaugurar três novas unidades ainda neste ano e prevê outras duas em 2015, na Tijuca e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A meta é chegar a sete lojas nos hospitais.
Publicidade
Soluções & oportunidades
A FGV promoverá em janeiro, no Rio, o workshop Modelos e Mercados Emergentes para a Música, em parceria com a escola Steinhardt, da New York University. Trinta alunos da instituição, que cursam o Mestrado sobre o Negócio da Música, virão ao Rio para participar do workshop. O curso está aberto também aos brasileiros, que poderão conhecer os novos modelos de negócio que têm alterado a forma de produzir, distribuir e consumir produtos e serviços relacionados à música.
Publicidade
A Pão To Go, primeira rede de padarias drive-thru do Brasil, está alçando voos mais longos. Em pouco mais de um ano de atuação, a marca já comercializou mais de 100 franquias no Brasil e estima terminar o ano com faturamento de R$ 40 milhões. O rápido crescimento da empresa fez com que empreendedores estrangeiros se interessassem pelo conceito e, agora, a marca investe em sua expansão internacional. A rede está em negociação com investidores em Portugal, Espanha, Angola, China, Estados Unidos, Colômbia, Canadá, Chile
e Peru.