Por monica.lima
“Temos disponibilidade para pelo menos mais dez unidades na capital"%2C diz Sylvia de Moraes Barros da The Kids ClubDivulgação

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o Rio de Janeiro concentra 12% das franqueadoras do país e 11% do total de unidades franqueadas. Espaço para crescer não falta. A visibilidade da cidade e do estado em função dos grandes eventos também fez franqueadoras que não consideravam o Rio uma praça para expansão passarem a incluir o estado na lista. E um dos motivos está também no fato de que algumas franquias podem inovar no mercado carioca com suas marcas ou encontrar concorrência em menor escala.

“O Rio é uma das cidades brasileiras que vem atraindo cada vez mais marcas franqueadas. Apesar de ser um mercado concorrido, ainda há muitas oportunidades em áreas como moda, alimentos, bebidas e moveleiro”, diz Claudia Bittencourt, sócia-fundadora e diretora geral do Grupo Bittencourt.

Entre as que já decidiram por investir no estado, a Anjos Colchões — rede paranaense com 45 lojas — acredita que o Rio de Janeiro comporte 30 lojas, tanto na capital quanto em cidades menores.
Publicidade
Com 100 lojas franqueadas, nenhuma no Rio, a Água Doce Cachaçaria vai abrir 20 bares em cidades com mais de 150 mil habitantes no estado. Já a britânica The Kids Club, de ensino de inglês para crianças de dois a 11 anos, escolheu cidades a partir de 70 mil habitantes no Rio para abrir novas unidades. “Temos disponibilidade para pelo menos mais dez unidades na capital, e mais 15 filiais em outras cidades, com a oferta da franquia home based”, diz a franqueadora Sylvia de Moraes Barros.
SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES
Publicidade
? Com baixo investimento e oportunidades em diferentes segmentos, as franquias do segmento home based (que não exigem o aluguel de uma loja) estarão entre as de maior destaque este ano, segundo Paulo Cesar Mauro, diretor-presidente da consultoria Global Franchise.
Ele afirma que ter o próprio negócio, além de estar na lista de desejos de boa parte da população, poderá vir a ser um caminho em tempos de crise. A Master House, de reformas e manutenção de residências e empresas, está entre as franquias com ofertas de modelos home based a partir de R$ 15 mil. Já a Sr. Computador, especializada em tecnologia da informação (TI) e voltada ao atendimento doméstico e corporativo, tem o custo de R$ 25 mil para a montagem de uma franquia em casa. “Como em qualquer atividade, é preciso comprometimento com o trabalho”, diz Paulo Cesar Mauro.
Publicidade
Franquia de pastéis sobre quatro rodas
A paranaense 10 Pastéis, com 40 lojas franqueadas em todo o país, vai ampliar sua presença no mercado indo além das unidades de rua e de shoppings. O caminho encontrado foi o investimento nos food trucks. A marca, que surgiu em Maringá nos anos 60, já tem modelos disponíveis para interessados. Também está nos planos da empresa abrir lojas franqueadas em contêineres.
Publicidade
Aposta na comida brasileira in box
A venda de comida tipicamente brasileira in box é a proposta da rede Brasileirinho Delivery, hoje com sete unidades em funcionamento. Lançada em 2013, a empresa se inspirou na marca de comida chinesa, China in Box. A expectativa em 2015 é chegar ao final do ano com pelo menos 50 unidades abertas no país.
Publicidade
Novo mix e mais lojas no foco da First Class
A rede de franquias de cama, mesa e banho First Class vai concentrar esforços este ano na reformulação das lojas e ampliação do mix de produtos. A inauguração de novas lojas no Rio, Bahia e Pernambuco também está nos planos para o primeiro trimestre. A estimativa é faturar R$ 250 milhões em 2015.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Você pode gostar