O governador Cláudio Castro, o prefeito Abraaõzinho e autoridades na moderna rampa de concreto com acessibilidade para todos passando por cima da Estação de Trem de NilópolisDivulgação / PMN
"A qualidade de vida dos cidadãos está no centro das nossas ações. Essas obras representam não apenas investimentos urbanos, mas o nosso compromisso com a acessibilidade e a modernização das estruturas da cidade de Nilópolis. Uma das metas da nossa gestão é levar desenvolvimento e infraestrutura a todas as regiões do estado, o que estimula o bem-estar da população e o crescimento da economia", afirmou o governador Cláudio Castro.
A Praça do Chafariz, que ganhou nome em homenagem ao pai do atual prefeito, Abraãozinho, passou por mudanças significativas, que incluem novos bancos, mesas de jogos e uma grande passarela conectando-a à estação de trem de Nilopólis. A passarela inclusiva, além de fornecer acesso à estação, é uma ligação para o Calçadão Laíla, batizado em honra ao carnavalesco que deixou sua marca na história da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis.
"Os investimentos em infraestrutura estão cumprindo seu papel de fazer o estado crescer, com obras que, além de atender às necessidades locais, geram emprego, atraem negócios e fazem a economia girar. As ações do Governo do Estado na Baixada Fluminense têm grande impacto regional e entregam mudanças históricas", apontou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade.
Estrutura modernizada
Entre as novidades inauguradas nesta terça estão um piso tátil nas cores azul e amarelo (com sinalização para deficientes visuais), mobiliário urbano, plantas, quiosques e novos bancos. À noite, o espaço conta com iluminação cênica. Para diminuir os efeitos das altas temperaturas, os operários instalaram uma cobertura leve e arejada para proteção contra sol e chuva. O projeto é de autoria do arquiteto Jozé Cândido Lacerda.
Acessibilidade
Uma moderna rampa de concreto com acessibilidade para todos foi entregue à população. Agora, idosos e pessoas com deficiência têm mobilidade para ir de um lado ao outro, passando por cima da Estação de Trem de Nilópolis. Do outro lado, também há uma passarela de acesso à Praça do Chafariz.
Durante as obras no calçadão, comerciantes elogiaram o retorno dos camelôs ao Mercado Popular, no prédio localizado na Rua Getúlio de Moura. "Considero altamente positivo esse retorno dos ambulantes para o Mercado Popular. Eles têm lojas fixas ali, o que os ajuda a fazer o ponto, e por outro lado, desafogamos o calçadão, permitindo a entrada de bombeiros e ambulâncias, caso seja necessário - ressaltou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nilópolis (Sincovanil), Jorge Marão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.