O curso é destinado à comunidade LGBTQIA+ e a todas as pessoas interessadas em promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedoraDivulgação / IFRJ Nilópolis
IFRJ abre inscrições para 'Curso de Extensão Online: Gênero e Diversidade Sexual' em Nilópolis
As inscrições podem ser feitas através de formulário online. O curso acontecerá de 13 de agosto a 17 de outubro, sendo dividido em três módulos
Nilópolis – O Campus Nilópolis do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ), através do Núcleo de gênero e sexualidade, está com inscrições abertas para o “Curso de Extensão Online: Gênero e Diversidade Sexual: Perspectivas Históricas e Movimentos de Resistência", que é produto do projeto do Dia da Visibilidade LGBTQIA+ do IFRJ Nilópolis.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/XqKM7edF9QBjv4jr8
A iniciativa é destinada à comunidade LGBTQIA+ e a todas as pessoas interessadas em promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora e será composto por uma combinação de aulas teóricas que abordam identidade de gênero, orientação sexual, direitos da comunidade e suas trajetórias históricas e culturais.
O curso será dividido em três módulos:
No Módulo I, o foco é na história da luta pela liberdade sexual e de gênero, com a professora, pesquisadora e escritora Helena Vieira.
No módulo II, será discutido como o poder e a política configuram dimensões fundamentais para se pensar sobre gênero, identidade, corporalidade, sexualidadescom e resistência. Esta etapa do curso será mediada pela coordenadora do projeto de extensão pelo NUGEDS-Nilópolis e coordenadora geral do SINTIFRJ, a professora Roberta Cassiano e pela representante da Rede de Estudantes Trans e Travestis Organizades da UERJ e militante Angie Barbosa.
No Módulo III, haverá um diálogo com movimentos sociais como o Movimento de Mulheres Olga Benário, o movimento Perifa Zumbi e o Coletivo de estudantes trans da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o Coletrans.
Com essa conversa, a iniciativa busca compreender os rumos e os desafios da luta LGBTQIA+ hoje.
Além disso, será possível participar de atividades interativas, debates e dinâmicas, criando um espaço de troca e aprendizado mútuo.
Ao final, todos, todas e todes que tiverem o mínimo de 75% de participação nas aulas receberão o certificado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.