Por julia.sorella

Niterói - Ar-condicionado na frota de 50 novos ônibus que começaram a circular em Niterói no início do mês não é a única novidade para os moradores da cidade. Os veículos também foram equipados com motor a combustíveis que poluem menos o meio ambiente — tecnologia importada da Europa — e ganharam ainda freios ABS. Os novos ônibus pertencem aos consórcios Transoceânico e Transnit — são 25 carros de cada um.

Ônibus menos poluentes já circulam por NiteróiCacau Fernandes / Agência O Dia

Segundo o presidente da Transoceânico, João Carlos Félix Teixeira, a cada mês são transportados na cidade oito milhões de passageiros e, desse total, seis milhões pagam passagem. “Usamos um combustível mais limpo, que polui menos, no motor com tecnologia europeia. É uma melhoria não perceptível à população, mas que impacta no ambiente. E os novos freios dão mais segurança não apenas ao passageiro, mas aos nossos profissionais”, explicou o presidente da Transoceânica, que tem cerca de 400 ônibus circulando pela Região Oceânica, Icaraí, Centro, São Francisco e Charitas.

A frota de Niterói é de 800 ônibus. O decreto municipal 11.570, publicado em fevereiro deste ano, determina que 80% dela tenham ar-condicionado até o ano de 2016. Segundo a prefeitura, até o fim deste ano, mais 100 novos ônibus passarão a circular pelas ruas de Niterói.

Esse número deverá subir para 150 no ano que vem e, em 2015, a cidade ganhará outros 150 veículos com ar-condicionado e com a tecnologia menos poluente.

Luís Cláudio da Silva Teixeira%2C da linha 49%2C elogiou o conforto com a refrigeração e a segurança dos novos freiosEstefan Radovicz / Agência O Dia

As novidades foram aprovadas pelo motorista Luís Cláudio da Silva Teixeira, de 31 anos, da linha 49 (Fonseca/Icaraí/Centro), da Auto Lotação Ingá. Há sete anos, ele é motorista e nunca havia dirigido um ônibus com ar-condicionado e nem com freio ABS. “Agora, está muito melhor trabalhar assim. Os novos freios vão dar mais segurança a todos nós e aos passageiros. E o ar-condicionado trouxe para todos mais conforto. No próximo verão, o trabalho ficará mais fresco”, brincou Luís Claudio.

“Estamos implantando essa tecnologia de ponta para maior conforto dos passageiros. Isso dá mais dignidade e respeito ao usuário e, também, aos profissionais desse trabalho, que estão mais satisfeitos agora”, garantiu o presidente da Transnit, João Soares. Os veículos desse consórcio circulam na Zona Norte.

Você pode gostar