Rio - As irmãs Giulia e Eliza Fragni criaram, em Pendotiba, uma delicatessen com jeito de bistrô. Elas próprias fazem questão de cuidar de cada detalhe na decoração, nos pratos, nos pães e doces. Inspiradas na frase sempre repetida pela mãe e que decora uma das paredes da casa - “com um pouco de sal, pimenta e imaginação você pode tudo”-, elas estão conquistando os clientes pela boca. Giulia tem 26 anos e fez faculdade de Gastronomia e Eliza, com 24 anos, faz Administração.
De família italiana - da cidade de Parma -, as irmãs aprenderam a cozinhar muito cedo ajudando a mãe.“ Nós somos cinco irmãos e, para que as massas fossem cozidas no ponto e no tempo certos, era preciso dividir as tarefas.” diz Eliza. Mais tarde, as meninas foram passar uma temporada na Itália, numa 'viagem gastronômica' para aprender o segredo das 'nonas e mamas' do pai Giovani. “Meu pai fez contato com os familiares lá em Parma para que recebessem a gente e nos ensinassem as receitas que cada um deles faz melhor. Lá, eles fazem até concurso na família para eleger o melhor prato”, conta Giulia.
Quando voltaram ao Brasil, as irmãs abriram o Buffet Fragni, que funcionou durante oito anos. “As pessoas ficavam morrendo de medo quando viam que nós eramos muito novinhas”, brinca Giulia. Com a Casa Fragni, há três anos, elas ganharam o contato direto com os clientes. “Tínhamos poucas cervejas importadas, mas agora temos vários rótulos. São indicações dos frequentadores. Também colocamos no cardápio petiscos que foram sugeridos”, revela a empresária, reforçando o orgulho por ter criado um público cativo para o estabelecimento.
A Casa Fragni oferece jantares harmonizados com vinhos especialmente selecionados. Existem também eventos nos quais ensinam a fazer uma entrada, o prato principal e a sobremesa. O jantar temático é outra aposta da dupla . “Já fizemos pratos indianos, tailandeses e italianos numa versão nossa, porque nem sempre encontramos todos os temperos. Mas fazemos uma boa pesquisa e tentamos ser fiéis ao prato original”, afirma Giulia.
O bistrô serve diariamente três pratos diferentes e uma variedade de petiscos como por exemplo, o mix de linguiças. “Quem come o mix aqui sempre compra as linguiças.” observa Eliza. Nas manhãs de domingo a Casa Fragni recebe pessoas que amam fumar charuto entre uma e outra dose de um bom uísque.
Reportagem de Suzana Blass