Niterói - Do próximo sábado até o dia 9 de novembro, os niteroienses poderão conhecer as cores e sabores do Senegal, da Bolívia, da Índia, do Peru, da Indonésia, do Paquistão, do Egito e de outros lugares do mundo e do Brasil sem sair de Niterói. É que nesse período acontece a 6ª edição da Feira Internacional de Artesanato de Niterói (Fian), na Cantareira, em São Domingos. Serão mais de 100 expositores de 25 países e 15 estados com produtos que vão desde acessórios até comidas típicas, passando por roupas e móveis, com até 60% de desconto para varejo e atacado.

“Os expositores são os próprios artesãos, por isso os preços são bons, porque não há atravessadores”, explica o diretor da BT Eventos, empresa que promove a feira, André Brazão. A expectativa dele é de que 60 mil pessoas visitem o local e que o evento gere mais de R$ 700 mil em compras. Além da oportunidade de bons negócios, a Fian ainda movimenta a economia da cidade. De acordo com Brazão, cerca de 500 empregos indiretos são criados nesse período. "São muitos tradutores que trabalham nessa época. Os hotéis e restaurantes também ficam cheios. Isso gera divisas para Niterói. É uma grande oportunidade para a cidade", avalia.?
As novidades desse ano ficarão por conta dos produtos da Rússia, como as tradicionais bonecas matrioskas — típicas daquele país —, das pedras preciosas do Senegal, dos chapéus do Panamá, além de produtos natalinos. "Já estamos perto do Natal. A feira é uma ótima oportunidade para quem quer garantir os pressentes de fim de ano", sugere Brazão. Entre os destaques, estão ainda os tapetes, capas de almofadas e tecidos bordados da Índia.
Uma das expositoras é a artesã russa Natalia Lopatinskaya. No estande dela será possível comprar matrioskas de vários tipos e tamanhos. “As expectativas de vendas são muito boas. Participo de várias feiras pelo mundo. A Fian é de grande importância para meu negócio”, conta a artista.
Já o Senegal será representado pelo artesão Touba, que vende roupas e artesanatos africanos feitos por ele. "Sempre participo. A feira é uma excelente oportunidade para negócios e o niteroiense é muito simpático", elogia ele.
A programação inclui também shows de danças e comidas típicas. Mas nem só de vendas é feita a Fian. A entrada para é um quilo de alimento não perecível. O que for arrecadado será doado à Instituição Santos Anjos, em Itaipu. Ano passado, foram 14 toneladas. O Espaço Cantareira fica na Rua Alexandre Moura, 2 A. A feira acontece das 14h às 22h.