Niterói - Esqueça aquela ideia monótona reproduzida em algumas academias e exercícios convencionais. Com recentes inaugurações de galpões especializados em Niterói e uma procura cada vez maior, o CrossFit surge como opção para quem gosta de superar seus limites. Entre treinamentos com argolas, cordas e levantamentos de pneus de tratores, o método, importado dos Estados Unidos, promete exercitar o corpo por completo.
Apontado como um dos principais programas de condicionamento físico de forças militares e policiais de todo o mundo, o CrossFit trabalha com intensidade e variação de dez qualidades do aluno: força, potência, velocidade, resistências muscular e cardiorrespiratória, flexibilidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
E engana-se quem pensa que o esporte é exclusividade dos fortões. A prática é indicada a qualquer tipo de idade e pessoa, já que os exercícios são adaptáveis.
“É o esporte fitness que mais cresce no mundo. São movimentos funcionais constantes e variados, em alta intensidade e curta duração. É para o corpo todo e não apenas para músculos isolados. A ideia é ser bom em tudo e não um especialista”, explica o ‘coach’ ou treinador Hélio Gomes, 37, do Galpão CrossFit, em Icaraí.
Aluna do espaço há dois meses, Rafaela Almeida, 28, afirma que foi amor a primeira vista. “Virou um vício. Apesar do pouco tempo, sinto que estou com maior resistência, força e definição. O bom é que os treinos nunca se repetem”, disse.
Mas os professores alertam que os exercícios devem ser feitos com supervisão integral. “Os boxes e ‘coachs’ devem ser credenciados e os profissionais graduados”, conclui o professor Gabriel Gambazza, 26.
Onde treinar
O sucesso na cidade foi tão grande que já nos primeiros dias alguns galpões atingiram metas de matrículas estipuladas para o mês inteiro. No Jardim Icaraí, o CrossFit Tróia é exemplo disso. Em duas semanas após a inauguração, as aulas já apresentam sua capacidade máxima.
“A procura é absurda. Em Niterói há uma proporção imensa de pessoas procurando o CrossFit. Aqui tem muito mercado para isso”, garante o atleta e empresário Guilherme Belém, 30, que em fevereiro sagrou-se campeão Carioca do esporte na categoria amadora.
Além das duas academias especializadas na Zona Sul da cidade, o outro espaço para a atividade fica em Itaipu, na Região Oceânica. O CrossFit Niterói foi o primeiro galpão inaugurado no município.
O crescimento também é notado na cidade do Rio de Janeiro. Há cerca de um ano, segundo profissionais da área, os galpões ainda eram poucos. Hoje em dia, essa realidade já é bem diferente. “Muitos podem achar que o esporte é passageiro, como outras atividades de verão. Mas o CrossFit veio para ficar e já é, há tempos, uma realidade no mundo”, conclui Lucas Gambazza, 28, sócio do Galpão CrossFit.