Por marina.rocha

Niterói - Cercada de verde e ainda com imóveis disponíveis construídos em grandes áreas, apesar da especulação imobiliária, Pendotiba se tornou um dos bairros preferidos dos donos de casas de festas. Só na Estrada Caetano Monteiro, sentido Rio do Ouro, há quatro num trecho de apenas dois quilômetros: Solar de Gração, a mais antiga; Garden Espaço Evento, a mais recente; a Casa do Alto Pendotiba (antiga Novo Stilo) e a IF Espaço Múltiplo, considerado um dos mais sofisticados e disputados locais de festas de Niterói.

Livia e Lucas escolheram a If Espaço Múltiplo para a cerimônia e para festa de casamentoJ C XAVIER

Nelas são realizados eventos de todos os tipos, mas, sem dúvida, os casamentos são maioria. Foi na If que a advogada Livia Cardozo, de 24 anos, e o economista Lucas Cachapuz, de 25, disseram sim um para o outro dia 18 de outubro do ano passado numa cerimônia para 430 convidados. “O espaço tem um lindo jardim. A natureza se agregou à decoração que escolhi. Foi muito agradável”, conta Livia.

O casamento foi planejado durante um ano e meio para que nada desse errado. “Poder fazer a cerimônia e a festa num mesmo local é o ideal. É mais conforto para todos”, opina a advogada.

A If Espaço Múltiplo está em Pendotiba há 10 anos e recentemente a casa foi ampliada e ganhou mais um salão. São mil metros quadrados com jardim — destaque para uma árvore que foi preservada no meio de um deles — estacionamento e 12 empresas cadastradas para os donos das festas escolherem os serviços do grande dia.

“Aqui era uma residência e reformamos o lugar para ser uma casa de festas e não apenas adaptamos as instalações. Não queríamos que as pessoas se sentissem entre quatro paredes”, conta a dona do lugar, Ilana Ferreira.

Julia adorou a ‘sala da noiva’ do Solar de GraçãoUrano Salvaya

Há 18 anos a casa de um português, que era usada por ele para receber amigos, se tornou o Solar de Gração. São seis mil metros quadrados que inclui, além de uma bela casa, um enorme jardim e piscina. Foi nesse cenário que a advogada Julia Jordão Busin, de 25 anos, e o engenheiro de petróleo Paulo Victor Fonseca Busin, de 27, se casaram em 5 de julho de 2014.

Além da beleza do espaço, uma outra coisa foi decisiva para Julia na escolha do Solar: um espaço exclusivo para ela se arrumar, que funciona num dos quartos da casa. Dali, a noiva sai pronta para o sim. “Achei isso muito bom porque não tive que me deslocar de um lado para o outro. Minha mãe e minha sogra também se arrumaram lá” diz ela, que também levou em conta o fato do solar ter estacionamento para os convidados.

Em alta

Gerente administrativo do Solar de Gração, João Souza, comemora a boa fase dos negócios. Segundo ele, ano passado, o número de eventos no estabelecimento cresceu 10% em relação a 2013. Ele revela que já tem eventos fechados para 2106.

“Achávamos que a Copa do Mundo iria nos atrapalhar, mas fomos surpreendidos de forma positiva e a tendência é melhorar”, espera ele. O que Souza prefere não contar é o preço de uma festa no Solar de Gração. “Varia de acordo com o tipo de evento”, diz ele.

Embora a If seja grande, Ilana explica que o local comporta festas menores. “Fazemos de acordo com o que o contratante quer”, garante, lembrando que já tem eventos para 2016. Segundo a empresária, uma festa na If pode custar a partir de R$ 60 mil e o cliente paga 30% do valor na reserva da data.

Você pode gostar