Por marina.rocha

Niterói - Agora os niteroienses têm um espaço virtual para doar e receber coisas que já não são úteis para uns, mas cabem como uma luva para outros. A estudante de psicologia Cléo Vasconcellos criou no Facebook uma versão papagoiaba para o Free Your Stuff, ou Liberte Suas Coisas, uma proposta de desapego que teve origem na Alemanha. É bem simples, as pessoas postam ali o que não querem mais e o primeiro a comentar é o que leva a melhor. Daí é só combinar o dia e local para o felizardo receber o produto.

A universitária Larissa Soares ganhou um blazer Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Numa dessas, a estudante Larissa Soares, de 23 anos, ganhou um blazer. “A ideia é demais. Geralmente as pessoas se desfazem de coisas velhas, que já não estão boas, mas a ideia do Free Your Stuff é diferente. Na verdade, é se desapegar de coisas que estão em desuso em prol de outra pessoa que irá dar uma função melhor àquilo”, resume ela, que já está separando alguns livros para doar também.

Aqui em Niterói o grupo tem apenas dois meses e 576 membros, mas as expectativas são as melhores. Cléo Vasconcellos explica que o objetivo vai além da pura gentileza. “A questão do grupo é reaproveitar, evitar o excesso de consumo e, consequentemente, diminuir a produção. Quero que a nossa página alcance a de outros estados que têm grandes doações como bicicletas, móveis e computadores”, almeja.

Por lá já foram doados sapateiras, livros, apostilas, dvds, cômoda, roupas, sapatos e televisão. Um dos itens mais disputados foram as caixas do seriado americano Friends, disponibilizados pelo analista de informática Marcelo Assad, 35. “A verdade é que todos somos acumuladores, guardamos muitas coisas desnecessariamente, só por um valor sentimental. Elas ficam ali ocupando espaço e acumulando poeira. Adorei a ideia da página, é muito legal doar essas coisas para alguém que realmente queira e vá usar”, diz.

A galera também pode pedir o que está precisando e torcer para dar a sorte de ser atendido. Os únicos itens que estão proibidos na página são remédios e animais. Entra lá: Free Your Stuff Niterói.

Você pode gostar