Por marina.rocha

Niterói - A galera do Morro do Preventório, em Charitas, está em festa. É que o Banco Comunitário da região foi um dos 48 projetos selecionados pelo concurso de Boas Práticas em Economia Solidária do BNDES. Foram 150 inscritos de todo Brasil para levar um prêmio de R$ 20 mil.

Marcos Rodrigo (centro) e equipe%3A todos fazem serviço voluntário Fabio Gonçalves / Agência O Dia

O valor vai fazer parte do fundo do banco, de onde sai empréstimos para empreendedores locais e moradores. E ainda tem o ‘Prevê’, a moeda social da comunidade que tem descontos em alguns estabelecimentos. Em breve a moeda será eletrônica, utilizada por meio de um aplicativo para smartphones.

“O dinheiro colabora para o nosso crescimento. A gente tem a intenção de ganhar pelo menos um edital por ano”, explicou um dos fundadores do projeto, Marcos Rodrigo Ferreira. O banco fica logo na entrada da comunidade, e também tem convênio com a Caixa Econômica.

Por ali os moradores podem fazer pagamentos, abrir conta, receber o Bolsa Família e realizar depósitos. A cabeleireira Deborah Ferreira conta que o banco é um adianto para quem mora no Preventório. “Eu sempre pago as contas aqui. Foi uma iniciativa muito útil, a gente não tinha nenhum outro serviço bancário por perto”, disse.

Segundo Ariana Alves, responsável pelo departamento de Economia Solidária do BNDES, mais importante que a quantia entregue, é conhecer e dar visibilidade a projetos como este. “Os Bancos Comunitários visam promover o acesso a crédito em comunidades carentes, normalmente excluídas do sistema financeiro tradicional. Colabora com a geração de trabalho e renda, permitindo o desenvolvimento destas comunidades”, destacou.
Foi o primeiro edital do prêmio, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE) e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES). A intenção é que outras edições venham por aí.

Você pode gostar