É preciso cuidado na hora de medicar cães e gatos contra pulgas e carrapatos

Remédio errado pode levar o animal até à morte. Entenda

Por marina.rocha

Niterói - Produto obrigatório para quem tem pet, os remédios para pulgas e carrapatos podem ser mais nocivos do que imaginamos. E eu me incluo nessa, porque, confesso, sempre achei que não poderiam causar tanto mal aos nossos peludos, já que são de uso contínuo. Mas, eles podem provocar desde coceiras na pele até levar o animal à morte. Isso mesmo!

E como todo cuidado ainda é pouco, a veterinária da Pet Center Marginal, Daniela Salles, faz um alerta sobre os perigos da má administração desses produtos.

Medicação teria causado a morte de Mel%2C segundo a dona dela Reprodução Internet

O primeiro cuidado é o mais básico e simples de todos: sempre consultar o veterinário antes de comprar o medicamento. Não procuramos o médico para nos receitar remédio? É a mesma coisa. Outra dica é não comprar embalagens abertas, violadas ou sem bula.

Daniela explica que a medicação é vendida sem a receita do veterinário, mas que a compra nunca deve ser feita sem o conhecimento dele.

É que os animais podem ser sensíveis a algum princípio ativo do remédio, por isso a consulta ao veterinário é tão importante. E uma dose errada também pode causar mal ao animal. No entanto, Daniela afirma que que casos de óbitos são raros. A quantidade do produto a ser usado varia de acordo com o peso do pet. E atenção! A veterinária avisa que jamais o produto para o cão deve ser usado em gatos!

Ela alerta para alguns sintomas caso haja algum efeito colateral: coceira ou irritação na pele, vômito, diarreia, dificuldade respiratória e falta de coordenação. Em qualquer desses casos deve-se correr imediatamente para o veterinário.

Foi o que fez a dona da Mel, uma lhasa apso, de 10 anos, moradora de Niterói. Com diarreia e vômito, ela ficou quatro dias internada, mas não resistiu e virou estrelinha. A suspeita da dona sobre a medicação se concretizou quando ela viu alteração nos exames de fígado da Mel na clínica. Um mês antes, ela havia feito exames e estava tudo normal, segundo a dona.

Mel foi adotada com problemas no fígado devido a maus tratos, mas o problema era monitorado e estava estabilizado. Ela já está resolvendo o caso junto ao laboratório, por isso não quer se identificar. E, enquanto espera os resultados da análise, a niteroiense está alertando sobre o problema nas redes sociais e de boca em boca, além de fazer pesquisas sobre tema.

O produto contra pulga e carrapato pode ser usado a partir dos dois dias. Nessa idade só se deve ser aplicado o spray e, partir de seis semanas, as pipetas. Há também os comprimidos. Segundo Daniela, as três formas são eficazes, o que muda é o mecanismo de ação. No entanto, as drágeas são mais aconselháveis para cães, mais resistentes que gatos a alguns princípios ativos, além de ser mais difícil de dá-los aos felinos. Eu é que sei!

As pulgas também podem ser retiradas com pente fino ou dedos. Já os carrapatos não devem ser removidos se agarrados à pele do animal, pois podem causar lesões. As pulgas não ficam apenas nos animais, mas também no ambiente em que eles vivem. Então, higienizar o local é também importante para evitar a proliferação do parasita. Há até venenos que podem ser aplicados, mas nesse caso, o pet deve ser retirado do lugar.

E estamos no inverno, época de pouca pulga, que prefere o calor, mais favorável à reprodução. Mas nem por isso a medicação deve deixar de ser dada. É só tomar os devidos cuidados.

Cuzco está precisando de um larDivulgação

TIRE SUA DÚVIDA

Cristal Dias, Grajaú: Minha gata só quer dormir na minha cama. Como acostumá-la a ficar em outro lugar?

Flávia C. R. do Nascimento: Gatos são independentes e territorialistas. Ficam onde agradam e se sentem bem. O que você pode fazer é uma cama para ela e manter sua roupa de cama como cobertura para ela sentir seu cheiro, mas o que ela gosta é de compartilhar o seu amor!

ME LEVA?!

Oi! Sou o Cuzco, de 2 anos. Fui pego na rua muito magro e com sarna, mas agora estou lindão à procura de um lar. É só falar com a quatropatinhas.com.br

EDITAL PARA CASTRAÇÃO

A partir de amanhã estará disponível na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói o edital para clínicas veterinárias que quiserem participar do projeto de castração. A medida pretende esterilizar 500 animais até dezembro. O edital ficará à disposição até o dia 24. A secretaria avisa que os mutirões de castração e as feitas pelo Centro de Controle de Zoonoses continuam. R. Visconde de Sepetiba 987. Centro.

ESPAÇO REFORMADO

Petrópolis acaba de ganhar um curral público de apreensão de grandes animais construído seguindo padrões zootécnicos exigidos pela legislação. O espaço foi reformado e ampliado, agora tem três mil metros quadrados, ganhou quatro baias de quarentena e seis comuns Há também depósito para armazenar feno e ração e uma farmácia para os medicamentos. Os animais agradecem e que sirva de exemplo para outras cidades!

A casinha custa R%24 149%2C90Divulgação

UI, QUE FRIO!

O inverno chegou e veio com tudo. Para aquecer nossos peludos a ONG Paraíso dos Focinhos criou uma campanha pra deixar os peludos quentinhos. Quem quiser ajudar é só comprar essa casinha da Clicknew. O produto e o dinheiro é revertido para a ONG. Ela serve para cães de porte médio, feita de poliuretano e tem 77,5 cm de comprimento, 54,5 de largura e 56,5 de altura. No paraisodosfocinhos.com.br: R$ 149,90.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia