Niterói - Apesar do trânsito, as empresas de ônibus da cidade vêm oferecendo serviços cada vez mais modernos aos passageiros. Niterói tem a frota mais nova do país, com média de 3,9 anos, enquanto a brasileira está em 4,25, de acordo com dados do Sindicato da Empresas de Transporte Rodoviário do Rio (Setrerj). As roletas dos 810 ônibus papagoiabas giram cerca de 10 milhões de vezes por mês. E a ideia é que este número aumente, o que vai evitar carros na rua e tempo perdido nos engarrafamentos.
O professor Maurício Ribeiro, de 44 anos, mora em Icaraí e abandonou o carro quando percebeu a evolução no serviço dos ônibus. “Não tem mais lugar para estacionar carro em Niterói, então procuro andar de ônibus. Eles são confortáveis e, nos trajetos que faço, tenho bastante opções”, avaliou.
A Pendotiba é a maior viação da cidade e vem investindo pesado em veículos modernos. Somente este ano, 75 ônibus foram comprados por R$ 390 mil cada. A empresa tem 255 veículos, que levam 130 mil passageiros por dia. Por lá, a idade média da frota é de 1,7 ano, bem menos que muitos carros de passeio por aí.
Segundo o coordenador operacional, Sebastião Pessanha, é até uma medida de segurança. “Cerca de 75% dos nossos carros têm ar condicionado e até meados de 2016 o número chega a 100%. Também estamos incorporando suspensão a ar no lugar das molas”, destacou.
Os ônibus mais novos também têm um sistema sonoro que avisa a próxima parada para o passageiro. Um recurso muito útil que já é utilizado no metrô. E os que estão para chegar em setembro, vêm com entrada USB para carregar o celular.
A internet via wi-fi já existe na viação Araçatuba e deve ser implantada na Pendotiba até o ano que vem. O que está gerando um atraso é a falta de qualidade na cobertura das operadoras de telefonia.
Os motoristas também são cada vez mais treinados e cobrados. Todos já sabem, ou devem saber manusear o elevador para cadeirantes. E parece que vem dando resultado, pelo menos para a dona de casa Gerusa Santos, de 45 anos, que mora em São Domingos e utiliza muito o 47. “Às vezes acontece de um ou outro ônibus passar na pista do meio e não parar no ponto, mas é uma minoria. Em geral eles são atenciosos”, relatou.
Para realizar qualquer reclamação, os usuários podem entrar em contato com o Setrerj pelo 0800-886-1000.
Trânsito lento custa caro
Apesar do conforto, alguns usuários que fazem o trajeto Itaipu X Centro reclamam da baixa velocidade que os coletivos trafegam. O coordenador operacional da Pendotiba, Sebastião Pessanha, explica que, até mesmo por segurança, os motoristas não têm permissão de ultrapassar outro ônibus da mesma rota. E quanto à demora de algumas linhas, ele também lamenta.
“O trânsito acaba prendendo alguns carros. O trajeto Itaipu/Candelária, por exemplo, é feito em 1h40 quando não há trânsito, mas com engarrafamento o motorista leva até 3h. Nosso custo operacional aumenta em 30%”, disse Pessanha.
De acordo com ele, há sete anos a maior parte dos motoristas fazia cerca de quatro viagens em 8h de trabalho, atualmente seria preciso ao menos 15h para os carros terem o mesmo rendimento. E ainda tem os 30 ônibus que ficam de ‘stand by’ para rodar somente no horário do rush.
Sistemas mais modernos melhoram a segurança
A modernidade também vem ajudando no quesito segurança. Todos os ônibus da cidade circulam com câmeras internas e alguns já têm até um sistema integrado com a base. Os carros estão sendo equipados com botões de pânico que denunciarão qualquer emergência, mas, ainda bem, o recurso não precisou ser usado até agora.
E está sendo desenvolvido um aplicativo para smartphones que permitirá aos passageiros saber a localização exata dos ônibus. Mas isso deve sair só em 2016. A Pendotiba tem uma central de monitoramento 24 horas que acompanha a movimentação de todos os carros que estão na rua. Então se um usuário está no ponto e quer saber onde o ônibus está, pode ligar para o telefone 2703-4378.
Dentro dos coletivos da empresa os motoristas têm acesso a uma pequena câmera que mostra a porta traseira do veículo, o que dá um controle maior de quem entra e sai.
“Dá muito mais prazer dirigir esses carros novos, é muito mais confortável. O meu tem apenas dois meses”, disse o motorista da linha 38 B Ângelo César Silva.
Reportagem de Marina Rocha