Por marina.rocha

Niterói - Um prato de filé com fritas não faria parte dos meus desejos de consumo numa viagem a França. Mas acontece que o restaurante L’Entrecôte de Paris desembarcou entre nós. A casa, que lembra mesmo um bistrô parisiense com seus espelhos, piso de azulejo antigo e assentos vermelho escuro, foi inaugurada há duas semanas no Plaza.

O início da rede de 18 restaurantes foi em São Paulo, há seis anos, e de lá para cá, o contra filé com fritas e molho secreto vem angariando fãs. A receita desse molho é tão secreta que existe uma única unidade em São Paulo para fabricá-lo. Ele chega pronto para os franqueados, foi o que me revelou o niteroiense Leandro Borba, que administra a casa do Plaza.

O delicioso filé é feito com a parte mais nobre do contrá filé Agência O Dia

Todo cuidado é pouco com o prato, que é feito com a parte mais nobre do contra filé e, diz a lenda, que o molho tem 21 ingredientes e leva 36 horas para ficar pronto. Será?

De entrada, eles servem salada de folhas salpicadas de nozes com molho de iogurte e mostarda Dijon preparando caminho para o nobre Entrecôte Classique - realmente uma delícia, e acompanha batata frita crocante à vontade.

A carne vem cortada fininha e parece mais um belo rosbife fatiado. É mais gostoso mal passado. Também pode-se pedir mais molho e é divertido tentar perceber os temperos que leva. Eu arriscaria que tem mostarda Dijon, pimenta do reino, tomilho, sálvia, manteiga e vinho, mas nem cheguei perto dos 21 itens.

Outra opção é a tábua de queijos com geleias feitas na casa. É servida com brioche, pão de nozes e pão rústico com alecrim, que adorei.

Para honrar a pátria mãe, eles têm bons vinhos. Gostei de poder pedir um decanter com meia garrafa de vinho. Leandro ficou até surpreso com o alto consumo no fim de semana e precisou repor o estoque.

As sobremesas são um capítulo à parte: muito francesas e bem elaboradas. Provei o Creme Brulée e a Marquise de Chocolate. Perfeitos!

SEGREDOS DO PESTO

Bruno Marasco, do Da Carmine, é o próximo chef a dar aula no Confraria Convida, terça, dia 08, às 20h. Ele vai revelar segredos do molho Pesto. A degustação é limitada e custa 15 reais. Rua Leandro Mota 148. Tel: 2617-8110.

DIA DA CACHAÇA

Para comemorar o dia nacional da cachaça, em 13 de setembro, o chef Jorge Barros do Botequim à Mineira Orquídea criou o prato de costelinha de porco marinada na cachaça com alecrim e cebolas carameladas no melaço de cana. Será servido no bufê e foi preparado com a cachaça da casa. Rua Mem de Sá, 8. Tel.:3617-7010.

Coluna de Suzana Blass

Você pode gostar