Por marina.rocha
Evento será um intercâmbio com capoeiristas mais antigosDivulgação

Niterói - Feras da luta/dança ao som do berimbau vão se reunir em Niterói de 3 a 6 de dezembro, para a terceira edição do Capoeira Mundi. É um evento que promove atividades ligadas a esta forte expressão cultural brasileira e troca de conhecimentos entre as diferentes linhas da modalidade. O organizador, Mestre Branco, da Escola Regional Capoeira, diz que as apresentações contam com cerca de 200 pessoas.

“Um dos objetivos é colocar Niterói no circuito dos grandes eventos de Capoeira no mundo. Mas o principal é o pessoal jogar Capoeira, se divertir e aprender nossa cultura com mestres antigos. Virão mestres e professores de vários estados do Brasil e também da Europa”, destacou Branco.

Para começar com o pé direito, a abertura será no Quilombo do Grotão, no Engenho do Mato, na próxima quinta, às 12h, um encontro de mestres com direito a lançamento do livro do Mestre Camisa, baiano responsável por levar a capoeira para diversos países - um ícone para os capoeiristas. No mesmo dia, às 18h, vai rolar uma visita ao Casarão de Angola, onde haverá uma roda especial.
Publicidade
Na sexta-feira, dia 4, às 10h, todos estão convidados para outra roda de capoeira de Praia de Icaraí e, às 20h, vai ter uma cerimônia de batizado na academia XFusion, também em Icaraí.
No dia 5 acontecem as principais atividades no Clube Regatas Icaraí. Às 10h vai ter oficina de música com os mestrandos Pretinho e Vagalume, de Belo Horizonte, às 11h, tem oficina de maculêlê e dança afro com a professora Daniella Cavalcante, de São Paulo, e às 12h, a oficina é de capoeira angola com o Mestre Cobra Mansa.
Publicidade
Para encerrar o evento, no domingo vai ter a exibição gratuita do filme Jogo de Corpo, Capoeira e Ancestralidade. Será às 11h30, no Museu Janete Costa de Arte Popular.
Mestre Branco acredita que o evento é uma forma de valorizar a atividade. “Por conta da desvalorização, muitos professores e mestres foram para o exterior dar aula. Porém, com o nosso evento e a ajuda do nosso secretário de Esportes, vamos realizar a volta por cima da Capoeira”, afirmou ele.

Você pode gostar