Por marina.rocha

Niterói - O Natal está batendo na porta e, consequentemente, começa o desespero de quem está com o orçamento apertado para a compra dos presentes. Quem também não está nada feliz são os comerciantes, que ainda não sabem ao certo o que esperar deste fim de ano. Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas, Charbel Tauil, a expectativa é de que as vendas mantenham o desempenho do ano passado, ou que cresçam, no máximo, em 3%, mas o lucro vai cair. Isso porquê - boa notícia para o consumidor -, os preços vão estar mais baixos.

Naiara Sousa (esq.) encontrou árvore de natal até por R%24 18 no Centro de NiteróiEstefan Radovicz / Agência O Dia

“Ninguém quer perder vendas. Os empresários fizeram a compra das mercadorias deste ano tendo como base os números do ano passado e já há rumores de que os descontos vão começar antes mesmo do dia 24. A dica é deixar para fazer as compras de Natal mais em cima da hora este ano”, destacou Tauil.

E se no ano passado lojistas de rua se uniram em uma ação de Natal que sorteava diversos prêmios, esse ano não vai haver nada e o ticket médio de vendas (o valor gasto por cliente) das lojas deve cair até 30%. “Seria mais um gasto para os empresários. A gente espera que as campanhas individuais alcancem bons resultados”, afirmou Tauil.
Publicidade
Ele disse ainda que o Black Friday foi um exemplo da nova configuração no comércio. “Tivemos preços muito melhores que no ano passado. O estoque estava grande e tinha que ser esvaziado para receber os novos produtos para o Natal”, comentou.
Gerente da loja El Shaday, no Terminal Rodoviário João Goulart, Márcia Ruiz desabafa: “Já era para a loja estar muito movimentada, mas as vendas estão lentas. E olha que os preços estão mais baixos, tivemos que baixar”, relatou.
Publicidade
Ainda em busca da árvore, Naiara Sousa, de 20 anos, gostou de uma que sai por R$ 18. “Tem vários produtos com preços bons pelo menos, porquê não tem jeito né, é um dinheiro que tem que ser gasto”, falou.
Não descuide da carteira
Efetivo da Guarda Municipal foi reforçadoEstefan Radovicz / Agência O Dia

O movimento do comércio nesta época aumenta e com ele os riscos de confusão pelas ruas. O Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Fernando Salema, informou que ainda não tem esquema especial para o período, mas a Guarda-Municipal já foi reforçada para a Operação Papai Noel. Os guardas atuam em duplas, os famosos 'Cosme e Damião'. As vias do Centro são as mais vigiadas, 35 agentes estão por ali. E no comércio de Icaraí 25 foram escalados. O objetivo é manter ruas e calçadas livres, além de evitar os furtos, comuns nesta época.

Publicidade
Prêmio para a melhor decoração
Além de embelezar a cidade e dar o ar do clima natalino, as decorações de fachadas de prédios e casas estão valendo prêmio. A partir de amanhã uma comissão montada pela Neltur vai avaliar apresentação, criatividade, beleza e iluminação das decorações de toda a cidade. A premiação será para o primeiro, segundo e terceiro lugares e também na categoria Hors Concours.
Publicidade
O resultado sairá no dia 21 de dezembro e no dia 22, o Presidente da Neltur, José Haddad vai entregar os troféus na sede da empresa. Para Haddad, o concurso é importante pois desperta um conceito de Natal Luz na cidade.
Você pode gostar