Saiba como prevenir seu pet da aplasia medular óssea
Doença é grave: abaixa as taxas do animal e causa fraqueza
Por marina.rocha
Niterói - Desânimo e petéquias no corpo. Sintomas comuns de doenças simples e de fácil tratamento, eles podem ser também sinais de que seu pet tem aplasia medular óssea. Fique atento ainda a artrites e doença renal, indícios também comuns em alguns casos da doença.
Mas, a aplasia medular não é um câncer e nem leucemia, segundo a professora-titular em patologia clínica veterinária da UFF, Nadia Almosny, porém não é menos grave.
Publicidade
Nadia explica que a doença é o esgotamento da medula óssea na sua função de produzir as células do sangue que são os eritrócitos (levam oxigênio para o corpo), os leucócitos (células de defesa) e as plaquetas (impedem as hemorragias). Por isso, no exame de sangue as taxas do animal aparecem tão baixas e ele fica tão fraco. Dá uma peninha...
É assim que ultimamente tem andado Nina, a shih tzu de 1 ano e 2 meses da advogada Izabela Balbi. É que há três meses ela vem lutando contra a aplasia medular descoberta no Hospital Veterinário da UFF depois de vários diagnósticos frustrados em clínicas. Desde então, Nina já passou por duas transfusões de sangue e Izabela não sai da internet pesquisando sobre a doença e na busca por um doador de medula ou célula-tronco, porém no Rio ainda não temos um banco com esse tipo de material armazenado.
Publicidade
As causas da doença podem ser infecciosas (como a parvovirose em filhotes), parasitárias (doença do carrapato é uma delas), remédios (incluindo antibióticos e vermífugos), toxinas, radiação, quimioterapia e outras. Porém, as causas do problema em Nina são desconhecidas. Ela nem apresentou os sintomas. Izabela levou-a ao veterinário ao notar que os olhos estavam com uma cor diferente.
A transfusão e o transplante são alguns dos tratamentos, mas ele também pode ser feito com drogas para estimular a produção de granulócitos (células que servem para defender o corpo) e radiação. Nadia conta que a chance de cura é maior nos casos agudos causados por drogas ou radiação e que o tratamento não vem sendo favorável nos casos crônicos. Por isso, ela alerta para os cuidados que vão ajudar na prevenção da aplasia como controle de carrapatos, vacinação e check-up todo ano. A prevenção é o melhor remédio.
Publicidade
TIRE SUA DÚVIDA
Bianca Lobianco, Nova Iguaçu: Até que idade vivem os gatos? A minha gata está com 13 anos
Publicidade
Flávia C. R. do Nascimento, veterinária: Não tem como estimar esse tempo de vida. Isso vai depender também do ambiente que ele vive. O mais importante é manter o animal, a partir dos 8 anos, com alimentação indicada para animais idosos e fazer avaliação anual dos exames para manter o bem estar deles.
ME LEVA?!
Oi! Sou Temaki, 4 anos, castrado, vacinado, brincalhão, além de bom companheiro. Se gostou vai lá no contato7159.wix.com/focinhos-de-luz
Publicidade
VACINA CONTRA A RAIVA
A campanha contra a raiva animal, infelizmente, não aconteceu neste sábado em Niterói devido à falta de vacinas. Para não deixar a população descoberta a prefeitura criou três postos de vacinação que funcionarão até o dia 31 de janeiro de 2016. Corre logo lá para garantir as vacinas que ainda restam:
Publicidade
Campo de São Bento: seg à sex, de 9h às 17h. Sáb, de 8h às 13h. Horto do Barreto: de segunda à sexta, de 9h às 17h. Policlínica de Itaipu: Estrada Engenho do Mato. Sábado, das 8h às 13 h.
NÃO AO TESTE ANIMAL
Especialistas renomados da área de saúde ligados à questão animal participam, quarta-feira, da conferência O fim dos testes em animais — a nova era em avaliação de segurança em cosméticos e medicamentos. O evento acontece na Câmara Municipal de São Paulo, das 18h30 às 22h, é gratuito e aberto ao público. Quem estiver por lá é só chegar e se inscrever na hora.
CALENDÁRIO 2016
A Campanha Adote Seu Melhor Amigo lançou o calendário 2016 com fotos dos peludos. Alguns estão para adoção. Não é uma graça?! Custa apenas R$ 10 e o dinheiro vai para os protetores que cuidam dos pets à espera de um lar. À venda na feira da campanha, dia 6, no Campo de São Bento; Nova Kennel (Av. Mem de Sá 64/lj 7, Icaraí) e na Totolinha Moda Alternativa, Edifício Garagem Meneses Cortes, Rio.