Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população.Divulgação

A Companhia Enel, que trabalha com o serviços de distribuição de energia elétrica no Rio, encontrou furto em um restaurante e numa residência de grande porte durante operação realizada na quarta-feira (1/2), em Niterói, com o apoio da Polícia Civil e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli.
Após inspeção e constatação de ligações diretas na rede da Enel nos dois locais, o proprietário da casa, onde foi encontrado desvio de uma fase no ramal de entrada para o medidor de energia, foi preso em flagrante
pelos policiais e liberado após o pagamento de fiança para responder em liberdade. No caso do
restaurante, o responsável foi conduzido à 81a DP para prestar depoimento no inquérito aberto pela
Polícia para investigar a autoria da ligação de três fases sem passar pelo aparelho de medição de
consumo.
Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela
distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As
ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando
interrupção no fornecimento de energia.
Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além
dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de
energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas
de consumidores com menor poder aquisitivo.
Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia devem acessar https://www.enel.com.br/ ou o
aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.

Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio
de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km2. A Região
Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior
concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da
Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.