Os produtores e professores do Programa Aprendiz Musical assistiram à palestra.Divulgação Ascom PMN - Foto: Bruno Eduardo Alves
Professora há 40 anos, ela atende crianças com transtorno de neurodesenvolvimento por meio da música. Na palestra, Rosane deu alguns exemplos de autismo, a partir de experiências profissionais e também pessoais e apresentou métodos educacionais com os quais trabalha, para estimular alunos em atividades que envolvem musicalização.
“É muito importante nós, professores e educadores, nos preocuparmos com tudo o que temos recebido em sala de aula, com as crianças autistas, com os neurodivergentes em geral. Fiquei muito feliz em saber que um programa como o Aprendiz Musical está aberto a participar dessa capacitação e que nós, professores, podermos ministrar estas palestras, transmitindo nosso conhecimento”, explica Rosane Rabelo.
A palestra tratou, ainda, de síndromes como Tourette, Borderline e Autismo. “Os desafios são muitos. Nós vivemos num país que tem uma sociedade excludente e quando aparece um programa como o Aprendiz, que quer acolher e abraçar todos, traz uma alegria imensa. A música faz com que o autista, por exemplo, se sinta pertencente. Ele consegue sentir o ritmo e isso é muito importante”, finaliza a educadora.
Sobre Rosane Rabelo - Mestranda do Curso de Diversidade e Inclusão (CMPDI) - Universidade Federal Fluminense; pós-graduada em Transtorno Espectro Autista (CBI MIAMI); pós-graduada em educação infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré- Escolas - PUC. Graduada em pedagogia pela Universidade Estácio de Sá; formada pelo Conservatório Brasileiro de Música, em Piano Clássico; e especialista em ministrar aulas de música e musicalização com crianças com TEA.
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