"Bike Segura Niterói": parceria da PM com o Niterói de Bicicleta Alex Ramos/Ascom
Através dessas informações, a PM terá mais chance de chegar até os donos de bicicletas encontradas após furto. Como o Cisp funciona 24 horas, os dados poderão ser acessados a qualquer momento pelas forças de segurança. O prefeito Axel Grael explica que qualquer usuário de bicicleta na cidade pode registrar o número de série de sua bike no Bicicletário Arariboia.
Funcionários do local passaram recentemente por treinamento com agentes do 12º BPM (Niterói), do programa Segurança Presente e da Guarda Municipal para conseguir identificar o chassi, cuja localização depende do modelo e da marca da bicicleta.
“O Bike Segura Niterói é uma solução que desenvolvemos para que as pessoas possam no Bicicletário Arariboia fazer o registro do número de série da sua bicicleta. O ciclista que nunca usou o bicicletário tem a possibilidade de ir até lá e fazer o cadastro. E quem já é cadastrado pode apenas acrescentar a informação do chassi. Esse serviço aumenta muito a chance de retorno de uma bicicleta recuperada. Uma dificuldade que a polícia tem quando apreende uma bicicleta furtada é a de encontrar o proprietário”, afirma Axel Grael.
Coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões pede para a população que, em prol da segurança de suas bikes, utilize o Bicicletário Arariboia e os paraciclos espalhados pela cidade. E que, em caso de furto, faça o Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil. “Só agora em dezembro instalamos 300 paraciclos, com mais de 600 vagas, que são ideais para se prender a bicicleta. Neles, os ciclistas encontram instruções de como trancar a bicicleta de forma segura”, diz Filipe Simões.
Confira dicas do Niterói de Bicicleta:
Invista em tranca de boa qualidade. Dê preferência para as chamadas “U-Locks” e utilize trancas de cabo de aço como complemento à rígida
Quando for trancar a bicicleta, verifique se o poste ou paraciclo está firme no chão e dê preferência a locais movimentados
Tranque o máximo de partes da bicicleta possível
Muitas bikes possuem sistema de engate rápido nas rodas e canote. Se for o caso da sua, não se esqueça de trancar essas partes junto ao quadro e paraciclo, usando mais de uma tranca se necessário
Não se esqueça de ter registros da bike. Fotografe as características únicas dela e o número de chassi
Faça o seu cadastro no Bicicletário Arariboia, que fica ao lado da Estação das Barcas. Basta apresentar documento com foto e estar com a bicicleta que será registrada. É possível ter mais de uma bicicleta cadastrada por CPF. O equipamento funciona de segunda à sexta, das 6h às 23h, e aos sábados de 7h às 18h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.