Jogos Escolares de Niterói 2024: abertos com uma grande festa no ginásio do Colégio SalesianoLuciana Carneiro/Ascom
O prefeito Axel Grael participou da festa de abertura do JEN e destacou a relevância do evento para os estudantes de Niterói. “Nossa cidade recuperou o que foi o JEN no passado. Niterói foi pioneira na organização de jogos estudantis. Muitos atletas começaram nesse tipo de evento e o JEN é uma grande oportunidade de colocar as escolas municipais, estaduais, federais e as escolas particulares juntas, praticando esporte. Essa é uma grande festa, uma grande integração entre os alunos. Eu fico muito feliz, porque trabalhamos muito para que a cidade tivesse os Jogos Escolares de volta com essa vibração, com essa presença muito ampliada das escolas públicas, que não estavam participando”, explicou Axel Grael.
A festa no ginásio do Colégio Salesiano teve show da banda Bloody Mary, apresentação de Tecido Acrobático com o Grupo Pendurados e desfile dos estudantes das 83 escolas que vão participar do JEN. A pira da competição foi acesa pela ex-atleta Valeskinha, natural de Niterói e campeã olímpica de vôlei em Pequim (2008).
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Rubens Goulart, ressaltou que o JEN fica maior a cada ano.“Os Jogos Escolares, a cada ano que passa, se tornam um evento maior pelo número de escolas que estão participando . A competição agora vai até dezembro. São 83 escolas. Estamos melhorando as estruturas para os alunos ao longo do ano e acho que isso está fazendo com que as escolas tenham mais conforto e tranquilidade para participar", afirmou Goulart.
Este ano, o JEN tem cinco categorias: alunos nascidos até 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014. As modalidades são as tradicionais de campo e quadra (futebol, basquete, fut-7, futsal, handebol e vôlei); modalidades de praia (beach soccer, handebol de areia, vôlei de praia, altinha e futevôlei); rugby; futmesa; cabo de guerra; e modalidades especiais (badminton, basquete 3 x 3, ginástica rítmica, luta olímpica, natação, skate, tênis de mesa, xadrez, judô e queimado). Haverá ainda modalidades para crianças de 8 a 10 anos como basquete, futsal, vôlei e handebol. O JEN 2024 termina em dezembro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.