Teatro Novo: o objetivo é oferecer capacitação profissional a diversas pessoas que trabalham com cultura para instruí-las a respeito de práticas de acessibilidadeDivulgação

Niterói - Inclusão social é uma luta que muitas pessoas com deficiência enfrentam no cotidiano. Mas como a cultura pode ser instrumento para incluir? Pensando nisso, o Instituto Teatro Novo realiza até o dia 10 de outubro a oficina Práticas Acessíveis. Ao todo, são 11 encontros gratuitos que acontecem sempre às 18 horas na sede da instituição, que está localizada na Rua General Andrade Neves, 281, São Domingos, na região central de Niterói. A oficina anda tem vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever por meio do seguinte link: https://forms.gle/s1j1YW7pxvexLbrb7
O objetivo do curso, que teve início no dia 23 de setembro é oferecer capacitação profissional a diversas pessoas que trabalham com cultura para instruí-las a respeito de práticas de acessibilidade em diversas linguagens artísticas. Embora o curso já tenha se iniciado, as inscrições seguem abertas.

Para a diretora do Instituto Teatro, Márcia Bonioli, a oficina conta com profissionais de referência na área cultural e as aulas prometem expandir o debate e, principalmente as ações sobre inclusão social para pessoas com deficiência dentro da cultura.

"O Práticas Acessíveis está reunindo profissionais que são referência em acessibilidade cultural para esses encontros de formação com gente que trabalha com cultura e arte em Niterói. Com isso, o Instituto Teatro Novo busca contribuir para tornar os espaços e eventos da cidade mais inclusivos para todos os públicos”, comentou Márcia.

A palestra de abertura, Acessibilidade no Audiovisual, teve como convidada Graciela Pozzobon, diretora do Festival Assim Vivemos, evento internacional de filmes sobre deficiências. Ainda na primeira semana, acontecem três encontros de capacitação. A artista plástica e arte educadora paulista Marina Baffini está à frente das oficinas sobre Exposição Acessível, terça-feira, dia 24 de setembro, e sobre o uso de Réplicas Táteis em espaços culturais e espetáculos, na quarta, dia 25. Fechando a semana, a arte educadora Sueli Mendonça fala sobre o emprego de Recursos Sensoriais, a exemplo do tato, paladar e olfato, como ferramenta de acessibilidade, na quinta, dia 26.

A programação continua na segunda-feira seguinte, dia 30, com a oficina de Contação de História Acessível, com Loide Aragão, doutora em Educação e especialista em Literatura Infantil e Juvenil. No dia primeiro de outubro, o ator e tradutor Jadson Abrão tira as dúvidas dos artistas e produtores sobre a utilização da Lingua Brasileira de Sinais em Shows e Teatros. Na quarta, dia 2, Fernanda Aimée coordena a oficina sobre Comunicação Alternativa e no dia seguinte, 3 de outubro, Isadora Ribeiro, especialista em acessibilidade digital, desvenda os recursos disponíveis para a promoção da Comunicação Acessível nas Redes Sociais.

Abrindo a terceira semana de capacitação, dia 8 de outubro, a palestra Acessibilidade Cultural, com Felipe Monteiro, autor de cinco livros sobre pessoa com deficiência visual, acessibilidade em música e audiodescrição. Na terça, dia 9, a pesquisadora, escritora e poeta Gilslane Vale realiza a oficina sobre Audiodescrição e, encerrando a programação, dia 10 de outubro, Alexandre de Almeida fala sobre a Estenotipia, recurso de transcrição utilizado em emissoras de televisão.

O Práticas Acessíveis tem o patrocínio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas, e foi desenvolvido em dois eixos. O primeiro, iniciado em agosto no Instituto Teatro Novo, conta com oficinas voltadas para pessoas com deficiência intelectual e síndrome de down em busca de protagonismo. Estão em curso as oficinas de artes, percussão e digital influencer e, em breve, serão iniciadas as aulas de produção em audiovisual.

Os encontros acontecem até o dia 10 de outubro e a programação completa está disponível abaixo.

SERVIÇO

Evento: Práticas Acessíveis. Ciclo de oficinas e palestras sobre Acessibilidade Cultural
Local: Sede do Instituto Teatro Novo, na Rua Gal. Andrade Neves, 281, São Domingos, Niterói.
Horário: 18h
Programação completa:

23.09, Oficina: Acessibilidade no Audiovisual, com Graciela Pozzobon.
24.09, Oficina: Exposição Acessível, com Marina Baffini.
25.09, Oficina: Réplicas Táteis, com Marina Baffini.
26.09, Oficina: Recursos Sensoriais na Acessibilidade, com Sueli Mendonça.
30.09, Oficina: Contação de História Acessível, com Loide Aragão.
01.10, Oficina: Libras em Shows e Teatros, com Jadson Abraão.
02.10, Oficina: Comunicação Alternativa, com Fernanda Aimée.
03.10, Oficina: Comunicação Acessível nas Redes Sociais, com Isadora Machado.
08.10, Palestra: Acessibilidade Cultural, com Felipe Monteiro.
09.10, 18h. Oficina: Audiodescrição, com Gislane Vale.
10.10, Oficina: Estenotipia. Alexandre de Almeida.