Niterói: os estudantes puderam dar exemplos de materiais que podem ser reutilizados, como papelão, caixas de leite, copos de requeijão e frascos de remédios vaziosDivulgação
Antes da caminhada consciente, que aconteceu pela primeira vez, os estudantes visitaram o PES localizado em frente à escola, e falaram em coro sobre a relevância dos 5 Rs: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Em seguida, conversaram com as pessoas para incentivar a adesão ao programa. A iniciativa partiu das crianças, após uma palestra que as capacitou a se tornarem multiplicadoras de conhecimento.
Os estudantes também puderam explicar para os moradores do bairro exemplos de materiais que podem ser reutilizados, como papelão, caixas de leite, copos de requeijão e frascos de remédios vazios. Os cacos de vidro, por exemplo, podem ser deixados no PES, onde há um local adequado para o descarte. Em casa, recomenda-se cortar uma garrafa PET, colocar os cacos dentro, fechar com a outra parte, lacrando-a e identificando-a para evitar acidentes.
O início deste processo se deu com o estudo do livro didático de geografia “A Ação Humana sobre a Paisagem”, cujo objetivo é promover a compreensão do estudante sobre o impacto humano na natureza. A visita ao Ponto de Coleta da Clin visa estimular os alunos a compreenderem a importância da coleta seletiva para a sociedade. É importante ressaltar que a cada ano, a Clin, que tem a política ambiental como prioridade, aumenta o investimento em projetos sustentáveis e a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.