Saúde de Niterói promove ação contra o câncer de colo do útero neste sábado
Dia Delas acontece nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e módulos do Programa Médico de Família para alertar as mulheres sobre prevenção, diagnóstico e tratamento
Niterói: programa vai alertar as mulheres sobre prevenção, diagnóstico e tratamento - Luciana Carneiro
Niterói: programa vai alertar as mulheres sobre prevenção, diagnóstico e tratamento Luciana Carneiro
Niterói - A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (22), das 8h às 17h, o “Dia Delas”, uma ação para alertar as mulheres sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero. A iniciativa faz parte do Programa Niterói Mulher e tem como tema o “Março Lilás”. As Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e módulos do Programa Médico de Família estarão de portas abertas para oferecer ao público feminino, entre 25 e 69 anos, exames clínicos da mama, exames preventivos (citopatológico), além de testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatites B e C e vacinação.
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, destacou a importância do Dia Delas e das ações de prevenção ao câncer. “É mais uma oportunidade para as mulheres acessarem os serviços públicos de saúde e realizarem seus exames preventivos ao câncer. Não deixe de procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para atendimento e acompanhamento médico”, explicou a secretária.
As unidades de saúde também vão promover rodas de conversa e palestras com orientações diversas sobre endometriose, planejamento familiar, métodos contraceptivos, HIV, saúde mental, além de uma apresentação especial da Orquestra da Grota. “Os serviços oferecidos serão totalmente voltados à prevenção e ao cuidado da saúde da mulher, desde o exame preventivo, agendamento de mamografias e testes rápidos até rodas de conversa educativas. Para tornar esse momento ainda mais especial, teremos a honra de contar com a apresentação da Orquestra da Grota, que se apresentará no MMF Engenho do Mato, proporcionando uma experiência única e inesquecível”, revelou a diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), Maria Célia Vasconcellos.
Programação:
Policlínica Regional do Barreto Dr. João Vizella
22/03 - Coleta do preventivo, teste de ISTs (HIV - HEP B e Sífilis), Mesa Lilás para tirar dúvidas sobre o câncer de colo do útero e endometriose e vacinação para HPV
Policlínica Regional do Largo da Batalha
22/03 - Sala de espera com o tema: “Conscientização sobre Endometriose”
26/03 - Roda de conversa: “Mulheres Vivendo com HIV”
Policlínica Regional do Fonseca Dr. Guilherme Taylor March
26/03 - Roda de conversa online: “Diálogo sobre Tuberculose: Informação e Prevenção”
27/03 - Sala de espera sobre Tuberculose
Unidade Básica de Saúde do Morro do Estado
22/03 - Palestras “Os 6 Ds da Endometriose” (9h) e “Para que serve o exame de Papanicolau” (10h)
Policlínica Regional de Itaipu
27/03 - Roda de conversa “Modificações corporais e emocionais (PEF)
28/03 - Roda de Conversa “Planejamento Familiar: funcionamento do sistema reprodutivo, prevenção do câncer de colo de útero e de pênis, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis
MMF Maravista
26/03 - Roda de conversa “Informar para transformar: meu corpo, minhas regras”
MMF Colônia
22/03 - Roda de conversa sobre saúde mental, com a participação da equipe da Saúde Mental do Ambulatório Piratininga, Redução de Danos e da Secretaria da Mulher de Niterói.
MMF Boa Vista
22/03 - Orientação sobre métodos contraceptivos
MMF Engenho do Mato
22/03 - Apresentação especial da Orquestra da Grota
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.