Reserva Cultural: palco do 1º Simpósio de Infecções Sexualmente Transmissíveis voltado para pessoas idosasAlex Ramos
O encontro promove uma abordagem multidisciplinar, com o debate sobre os desafios e possibilidades da sexualidade a partir dos 60 anos. A programação conta com a presença de autoridades municipais e palestras de especialistas como a médica infectologista Márcia Almeida e a sexóloga Vanessa Peres, que vão abordar temas fundamentais relacionados à saúde, ao autocuidado e à vivência da sexualidade na terceira idade. Para o secretário municipal da Pessoa Idosa, José Antonio Fernandez, o evento representa um avanço.
“Falar sobre sexualidade na longevidade é fundamental. O aumento da expectativa de vida também trouxe novos desafios. Um deles é garantir que as pessoas idosas possam viver sua afetividade de forma segura, livre de preconceitos e com acesso à informação. Nosso objetivo é abrir esse diálogo, combater estigmas e promover saúde e qualidade de vida para quem vive essa fase tão importante da vida”, explicou o secretário.
A participação no simpósio é aberta ao público, especialmente pessoas idosas, familiares, profissionais de saúde e estudantes. As inscrições estão abertas e a participação é livre. Para os idosos atendidos pelos projetos da Secretaria Municipal do Idoso, a inscrição é gratuita nos núcleos de ginástica do Niterói 60Up com apoio dos agentes e supervisores do projeto.
Serviço:
Data: 2 de setembro de 2025
Horário: a partir das 9h
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos – Reserva Cultural
Inscrições: www.simposiodapessoaidosa.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.