Campinas (SP) - Amadurecimento é a palavra que melhor define o novo Renault Logan, lançado no mercado brasileiro nesta semana. O sedã compacto, conhecido pela oferta de bom espaço interno e capacidade do porta-malas, ostenta agora novo design, que passou a deixá-lo atrativo também por fora. Os predicados internos, pontos positivos do modelo, foram mantidos - uma revolução que melhorou o que era necessário.
O novo Renault Logan evoluiu em paralelo com seu mercado - segundo a marca, os sedãs compactos passaram de 14% a 17% do modelo de carro preferido para o brasileiro. A fabricante francesa ao concentrar design, espaço e preço competitivo no seu produto parece estar bem amparada para enfrentar seus concorrentes.
As mudanças também estão onde os olhos não conseguem enxergar. A plataforma do novo Logan, chamada de L52, traz 72% de novas peças em relação a estrutura atual. Há aprimoramentos no sistema de suspensão, tração, direção, entre outros.
Como dito, o novo desenho não prejudicou o espaço interno e a capacidade do porta-malas nesta nova geração. São 4,35 m de comprimento, 1,52 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Para acomodar as bagagens, permanece o ótimo volume de 510 litros.
Em linha com a tecnologia embarcada nos automóveis, o novo Renault Logan passa a oferecer o sistema Media Nav 1.2, que agrega GPS, telefone bluetooth e um interessante assistente de economia de combustível. O ar-condicionado automático é outro recurso que chegou ao compacto. Para melhorar a acomodação dos ocupantes, estreiam bancos sem costuras e com duas camadas de espuma - batizados de CCT.
Debaixo do capô, o motor 1.0 16V é novo, entregando 80 cv quando abastecido com etanol. Fora o debutante, o propulsor 1.6 de 106 cv, visto no Logan atual, segue na nova geração. Por fim, o sedã compacto será oferecido em três versões, com preços que variam de R$ 28.990 a R$ 43.200 (versão topo de linha Dynamique com opcionais). O revés da novidade foi a ausência do câmbio automático, item que decide muita compra no segmento.
Impressões
Andar no novo Logan é agradável. O espaço interior agrada e o isolamento acústico está regular. A posição de dirigir pode ser ajustada com os controles no banco e coluna de direção. A visibilidade interior também é ampla.
Todas as versões de teste eram dotadas de motor 1.6 litro. O propulsor de 106 cv (etanol) se mostrou fraco, exigindo muitas reduzidas de marchas nos pequenos aclives das rodovias paulistas ou quando havia pequenas retenções. Pode complicar com cinco ocupantes e porta-malas abastecido. Já o sistema de suspensão permite rolar agradável e se comporta bem nas curvas.
Os botões localizados abaixo do ar-condicionado não conferem boa ergonomia. Entre-eles está o piloto automático, recurso para ser acionado na maioria das vezes em estradas - ficaria melhor posicionado ao lado esquerdo do volante. Os sistemas Media Nav e o ar-condicionado automático estão bens acessíveis, porém este último poderia ter menos comandos.
Mesmo com tais observações, o novo Renault Logan ficou bem equilibrado nesta nova geração. O sedã evoluiu, manteve as qualidades da geração atual e está no mercado com preço atrativo. Tem tudo para alavancar suas vendas.
Versões, equipamentos e preços:
- Authentique 1.0 16V: equipado com airbag duplo, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), brake light e abertura interna do porta-malas e reservatório de combustível. Principais opcionais: direção hidráulica e ar-condicionado. R$ 28.990
- Expression 1.0 16V e 1.6 8V: os mesmos equipamentos da versão Authentique mais ar condicionado (1.6 8V), direção hidráulica, rádio CD MP3/USB e Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, banco traseiro rebatível e desembaçador traseiro. Principais opcionais: ar-condicionado (1.0 16V), Media NAV 1.2 e sensor de estacionamento. R$ 33.390 (1.0) e 39.440 (1.6)
- Dynamique 1.6 8V: os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com tecnologia CCT, rodas em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, limitador de velocidade, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro. Principais opcionais: Media NAV 1.2, sensor de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensor de estacionamento. R$ 42.100.
O jornalista viajou à convite da Renault