Rio - Faz tempo que os videogames deixaram de ser meros passatempos. A indústria de jogos eletrônicos atual movimenta milhões de dólares. Há jogos que chegam a faturar mais que bons filmes hollywoodianos — o lançamento de GTA V rendeu mais que o último filme do “Senhor dos Anéis” no primeiro dia.
>>>GALERIA: Carros dos videogames
Nesse lucrativo mercado, jogos de todos os gêneros despontam e, dentre eles, os de carros. Eles se concentravam outrora na Fórmula 1 até a chegada de Gran Turismo, para o Playstation 1, em 1997. No título que vendeu mais de 10 milhões de cópias pelo mundo, as fabricantes de automóveis viram seus modelos convertidos para o mundo digital ao mesmo tempo em que nascia uma legião de fãs. Hoje, na sexta edição do jogo, a gama de veículos é imensa, incluindo clássicos.
As montadoras passaram a investir nesta forma de mídia. Previsto para ser lançado em dezembro, o Gran Turismo 6, para PS3, terá como uma das estrelas um conceito da Mercedes-Benz: o AMG Vision Gran Turismo. O esportivo de motor V8 e 593 cv de potência teve suas primeiras imagens reveladas para o jogo antes da versão real.
A estratégia não é inédita: em Gran Turismo 5, a Red Bull apresentou o X1, sua proposta para as futuras competições tipo Fórmula. A Citroën emplacou o futurista GT, que ganhou depois sua versão ‘material’.
'Bravado Banshee' da série GTA se torna real
Os videogames exercem tanta influência hoje em dia que até carros fictícios estão se tornando reais. O sucesso da franquia GTA fez com que um dos esportivos do jogo, o ‘Bravado Banshee’, que parece ter sido inspirado no Dodge Viper, ganhasse vida. A empresa americana West Coast Customs criou peças sob medida e fabricou um exemplar do modelo para celebrar o lançamento do quinto jogo da franquia.