>>>GALERIA DE FOTOS: novidades do evento norte americano
Uma das estrelas da marca alemã é o sofisticado e parrudo S8. Além deste, destaque para o S3 Sedan, versão esportiva do três volumes que vai ser fabricado no Brasil. Há ainda aqui no Salão de Detroit o redesenhado Q3, com linhas muito mais fluidas.
A tradicional fabricante inglesa mostra aqui em Detroit o luxuoso Continental GT V8 S, que finalmente estreia no mercado norte-americano. Lançado ano passado no Salão de Frankfurt, tem motor V8 biturbo capaz de entregar 521 cv de potência. A transmissão automática é fornecida pela ZF e tem oito velocidades.
A marca bávara estreia aqui no Salão de Detroit os repaginados Z4, M4, M3 e X1. Porém, a grande sensação é a nova geração do Série 2. Estiloso, o modelo contará com duas motorizações - um quatro cilindros turbo 2.0 l de 243 cv e um V6 3.0 l de 326 cv.
A Chevrolet, que também está em casa, estreia o novíssimo Corvette Z06. Com design esmerado, a versão é a mais parruda do esportivo americano. É equipado com motor V8 6.2 litros capaz de entregar 625 cv de potência máxima, bem do que o Corvette Stingray, que garante 466 cv. O Z06 pode ter câmbio manual de sete marchas ou automático de oito velocidades.
Uma das anfitriãs do Salão de Detroit, juntamente com Ford e Chevrolet, a Chrysler apresenta o novíssimo sedã 200, primeiro fruto da parceria com a Fiat, que agora detém 100% do Grupo Chrysler. O modelo conta com duas opções de motores. O quatro cilindros MultiAir 2.4 litros de 184 cv de potência e um inacreditável V6 Pentastar 3.6 l de 295 cv. Uma pena é que o 200 não vai desembarcar no Brasil.
Apesar de fazer pouco alarde, a Fiat marca presença em Detroit com as variações do Cinquecento. Uma delas é a versão Abarth, que chegará ao Brasil ainda em 2014. Fabricada no México, a versão tem motor 1.4 MultiAirde 162 cv e câmbio manual de cinco marchas. Pode atingir a velocidade máxima de 210 km/h.
Ford
Em casa, a Ford chama a atenção. Além da nova geração do Mustang, que este ano completa 50 anos de produção, a picapona F-150 dá as caras aqui em Detroit cheia de novidades. Uma delas é que passou por intensa 'dieta' e perdeu nada menos do que 320 kh, graças à larga utilização de alumínio. Já debaixo do capô o novíssimo motor Ecoboost 2.7 litros, que, de acordo com a marca, tem redimento de um V8, e conta com sistema 'start/stop'.
Hyundai
No estande da marca coreana, o destaque fica por conta da nova geração do Genesis. O sedã grande esbanja personalidade e tem design com linhas angulosas e acertadas. No quesito motorização, duas movidas a gasolina. Um V6 3.8 l de 311 cv de potência e um V8 5.0 l que fornece 420 cv. O novo Genesis deverá estrear no Brasil no Salão do Automóvel de Sáo Paulo, em outubro.
Mercedes-Benz
A fabricante mostra a nova geração do Classe C - esta ganhará produção nacional em Iracemápolis, interior de São Paulo, em 2016 - e também a versão definitiva do GLA 45 AMG, que foi apresentada anteriormente, ainda como carro-conceito, no Salão de Los Angeles, em novembro de 2013. A versão tem motor turbo de 2.0 litros e 360 cv de potência máxima - é o propulsor de quatro cilindros mais potente do mundo. Outra novidade é o S600.
Entre as novidades do estande da Volkswagen, destaque para o Golf R. Destinado exclusivamente ao mercado norte-americano, o hatch tem motor turbo 2.0 com 296 cv de potência e tração integral 4Motion. A alemã também estreia aqui o Passat BlueMotion, conceituo com o motor TSI de 1.4 litro turbo e 150 cv de potência. O destaque da motorização é a economia. De acordo com a VW, o sedã pode fazer até 17,8 km/l, graças aos sistemas 'start/stop' e de desativação de dois cilindros.
Umas das estrelas da marca alemã é o conceito Allroad Shooting Brake, crossover híbrido que tem dois motores elétricos e um a combustão. Este último é um 2.0 TFSi movido a gasolina, que trabalha com duas unidades elétricas e gera 408 cv de potência máxima. De acordo com a Audi, o modelo pode fazer até 52,6 km/l, com 820 km de autonomia - tração nas quatro rodas Quattro.
A coreana estreia o conceito GT4 Stinger, um esportivo com configuração 2+2 que foi projetada pelo centro de design da marca em Irvine, na Califórnia. Visual agressivo, tração traseira e motor parrudo - um 2.0 litros com injeção direta e 315 cv de potência máxima - câmbio manual de seis marchas.
Nissan
Na japonesa, o destaque fica por conta do protótipo que muito em breve poderá ganhar as ruas do mundo. É o Sports Sedan Concept, que é capaz de agradar aos tiozões que apreciam um toque de esportividade. De acordo com a Nissan, o conceito tem motor V6 3.5 litros e 300 cv de potência.
Toyota
A japonesa aproveita o Salão de Detroit (EUA) para mostrar o protótipo FT-1 - de Future Toyota 1. O conceito foi desenvolvido no Calty Design Research, que fica na Califórnia, e especula-se que poderá fornecer as linhas do futuro Supra, que voltaria a linha de modelos da Toyota.
Volvo
A marca sueca mostra, entre outros, o conceito XC Coupé, utilitário esportivo que chama a atenção por ostentar três portas e que dá ideia de como poderá ser a nova geração do XC 90. Design futurista com faróis finíssimos, lanternas com LEDs e rodas de 21 polegada, o conceito utiliza a nova plataforma 'Scalable Product Architecture', que também servirá de base para outros modelos da Volvo.