Rio - O Automania trouxe na edição impressa de quinta passada, em sua página central, as atuais propostas para carros autônomos. Pois bem, parece que a categoria quer mesmo se tornar o novo protagonista no cenário automotivo. Depois do fechamento daquela edição, a Google revelou ao mundo o seu novo veículo independente, ainda sem nome, mas também sem volante e pedais. Consegue imaginar?

Foram vários anos de testes para enfim sair o primeiro protótipo. A gigante da comunicação produziu o seu carro autônomo sem o auxílio de nenhuma montadora de automóvel, o que talvez explique o seu visual e interior bastante simples — por dentro há apenas o botão para ligá-lo, um porta-objetos e uma tela que deixa os “passageiros” por dentro do trajeto.
Mas o importante mesmo é o funcionamento do carrinho. No teto está afixado um radar que analisa as condições do local em tempo real para cruzar essas informações com o trajeto programado. Assim, o veículo pode detectar obstáculos como outros automóveis e pessoas. Quando necessário, ele pode parar e retomar seu descolamento assim que o trânsito estiver livre.
A Google ainda não revelou a ficha técnica do carro, apenas se limitou a dizer que sua velocidade máxima é de 40 km/h, por questões de segurança. Doravante, a empresa pretende produzir 100 unidades para testes nos próximos meses, porém estas virão com volante e pedais para que o passageiro vire motorista se desejar. A versão de produção ainda não foi confirmada.
Assista ao vídeo com o modelo em movimento (em inglês e sem legendas):