Por leandro.eiro

Itupeva (SP) - O aspecto quadradão até que permanece no design. Mas a Ford realizou bela cirurgia plástica no Troller T4. A nova geração do modelo de origem cearense e que pode ser considerado um autêntico todo-terreno 100% nacional está estilosa, com desenho que lembra o do conceito TR-X, mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2012.

Na carroceria de fibra de vidro prensada o conjunto propulsor da Ranger%2C com 200 cvDivulgação


Previsto para chegar às lojas da marca em setembro, a nova geração ainda não tem preço definido, mas deverá ficar na casa dos R$ 110 mil. Com um jeitão que lembra um Hummer, o novo Troller T4 ostenta novas dimensões. Está mais largo, maior entre-eixos e porta-malas com mais capacidade de carga. Os ângulos de ataque e de saída também aumentaram. O mesmo aconteceu como a capacidade de transpor rampas.

Assim como a antiga geração, o novo Troller T4 mantém algumas características que o destacaram entre os modelos todo-terreno. É o caso das adaptações para acessórios como snorkel, guincho e para-choques dianteiro e traseiro para a prática off-road. Há, no entanto, teto solar com duas seções. O interior, por sua vez, conta com alguns elementos presentes na picape Ranger.

É da Ranger, aliás, o motor do novo Troller T4. A unidade de força é um propulsor diesel — o Duratorq 3.2 litros de cinco cilindros. Em parceria com a caixa de câmbio manual de seis marchas, o propulsor pode entregar 200 cv de potência máxima.

Evolução no interior%3A mais confortoDivulgação


Salta aos olhos, é claro, o visual repaginado da nova geração do Troller T4. Mas o modelo também chama a atenção por características bem peculiares. Uma delas é o fato do todo-terreno ser daqueles veículos do tipo ame-o ou deixe-o. Afinal, para quem tem espírito aventureiro, se encaixa perfeitamente. Para quem deseja conforto, melhor escolher outra opção.

E olha que no quesito conforto o novo Troller T4 melhorou muito. Os bancos são bem mais ergonômicos e proporcionam posição de dirigir sem cansar o motorista. O painel é tal qual o da Ranger. Por outro lado, o nível de ruído interno, apesar das melhorias, é alto e o habitáculo não é nada silencioso — o ronco do motor invade a cabine. Devemos considerar que o veículo testado era um pré-série.

Já debaixo do capô, o novo Troller T4 tem força de sobra, graças ao potente motor cinco cilindros 3.2 l. Também presente na Ranger, tem 200 cv de potência. Assim, em conjunto com o câmbio manual de seis marchas, há fôlego suficiente para empurrar os 2.140 kg do todo-terreno.

Porta-malas ganhou em capacidadeDivulgação


Como anda

Durante os rápidos circuitos de terra e asfalto, o propulsor se mostrou eficiente para fortes acelerações e retomadas. Além disso, de acordo com a Ford, o motor está de 8% a 10% mais econômico e pode fazer até 12,3 km/l na estrada e 9,8 km/l na cidade.

No quesito câmbio, a caixa herdada da Ranger mantém o mesmo escalonamento — as três primeiras marchas são bem curtas. Um senão, porém, é que esta caixa tem engates um tanto imprecisos, que geram bastante desconforto nas trocas, principalmente nas reduções, uma vez que pode entrar uma marcha não desejada pelo condutor.

Nos trechos acidentados e de terra, a vocação natural do Troller T4. Com ângulo de ataque e de saída de 51º e de transposição de rampas de 30º, o modelo não encontra qualquer dificuldade em tais circuitos e proporciona diversão no quesito aventureiro.

Motor da Ranger se mostrou eficiente na terra e asfaltoDivulgação


Contribui para o bom comportamento em trechos off-road o sistema de tração. Este pode ser selecionado através de botão localizado entre os bancos — são três os ajustes, 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida. Em situações extremas no circuito aventureiro, basta acionar a reduzida para passar sem dificuldades.

A suspensão também ajuda o bom desempenho no asfalto e na terra. Os amortecedores, por exemplo, ganharam nova calibração e garantem mais conforto a bordo, ao contrário da antiga geração que era um pouco mais rígida e transmitia as irregularidades do piso sem cerimônia.

Novo Troller%3A preço deve ficar na casa dos R%24 110 milDivulgação


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