Por leandro.eiro

Rio - Se você pensa em comprar um sedã zero quilômetro com preço abaixo dos R$ 60 mil, saiba que a tarefa será das mais difíceis. Afinal, as opções oferecidas no mercado brasileiro de automóveis são diversas. Há nada menos do que 18 modelos diferentes, entre pequenos, compactos e até mesmo médios. Todos, é claro, capazes de se adequar aos mais variados orçamentos domésticos.

O recém-remodelado Logan oferece agora o que faltava%3A linhas bonitas%2C agora somadas ao espaço internoDivulgação


Caso a conta bancária não seja das mais recheadas, não se preocupe. Com certeza você irá encontrar um sedã que caiba no seu bolso. É possível comprar, por exemplo, um Chevrolet Classic — só tem motor 1.0 l. Sai a partir de R$ 30,6 mil na versão LS e tem de série ar, airbags frontais e freios com ABS, entre outros. A opção Advantage, com os mesmos itens da LS, mais direção hidráulica e vidros elétricos, custa R$ 33,8 mil.

Outras duas opções bem em conta no ‘universo’ de sedãs abaixo dos R$ 60 mil são o Renault Logan e o Fiat Siena. O renovado modelo da marca francesa tem preço de R$ 31,9 mil na versão Authentique 1.0 16v — a Expression, como motor 1.6 8v, sai a R$ 40,8 mil. Já o Siena 1.0 l custa R$ 32,3 mil e o 1.4 l a iniciais R$ 35,5 mil.

O Grand Siena tem bom porta-malas e três versões de motoresDivulgação


Opções

Ainda entre os sedãs com preço bastante atrativo está o Ford Fiesta Rocam. A versão SE Plus 1.0 custa R$ 34,3 mil, enquanto que a SE Plus 1.6 sai a R$ 38,7 mil. Correndo por fora, o Volkswagen Voyage — a partir de R$ 36,5 mil e R$ 41,8 mil, nas versões 1.0 e 1.6, respectivamente.

Também brigam pelo consumidor brasileiro os sedãs de marcas japonesas. Neste caso estão o Nissan Versa, o Toyota Etios e o Honda City. O primeiro tem unicamente motor 1.6 l e é vendido a partir de R$ 38,6 mil — o Versa fabricado em Resende chega ainda no segundo semestre de 2014. O Etios conta com propulsor 1.5 l e custa R$ 42 mil. Já o City, também com um 1.5 l, sai a R$ 59,9 mil.

O Voyage se apoia na tradição da marca e em duas opções de motoresDivulgação


Não podemos esquecer também que a Fiat, além do Siena, conta com o Grand Siena e o médio Linea. O Grand Siena custa R$ 41,1 mil na versão com o motor Evo 1.4 — a opção 1.6 sai a R$ 46,1 mil e a Tetrafuel 1.4 custa R$ 50,8 mil. Já o médio Linea, que só tem motor 1.8 tem preço a partir de R$ 55,8 mil.

A Chevrolet, Ford e Volkswagen também têm sedãs abaixo dos R$ 60 mil, além do Classic, do Fiesta Rocam e do Voyage, respectivamente. Na primeira, o Prisma — versão 1.0 l sai a R$ 41,3 e a 1.4 l a R$ 45,9 mil. Além dele, o Cobalt — 1.4 l a R$ 44,4 mil e 1.8 l a R$ 49,3 mil. Já na Ford, o New Fiesta, exclusivamente com motor 1.6 l, custa inicias R$ 53,1 mil, enquanto que o VW Polo 1.6 l sai a R$ 49,5 mil.

Entre as coreanas, apenas a Hyundai conta com um sedã com preço abaixo dos R$ 60 mil. É o HB20 S, feito no Brasil em duas versões. A opção com motor três cilindros 1.0 l do modelo custa iniciais R$ 40,9 mil e a 1.6 l tem preço a partir dos R$ 46,2 mil.

O Chevrolet Prisma tem motores 1.0 e 1.4%2C ambos com 8 válvulas. É o segundo sedã mais vendido do BrasilLuiz Almeida / Agência O Dia


Chineses estão no páreo

Na briga entre os sedãs abaixo dos R$ 60 mil, encontramos três representantes fabricados na China. Um deles é o JAC Motors J3 Turin. Equipado com motor 1.4 litro, o modelo sai a R$ 39,6 mil.

O concorrente direto é o Celer Sedan, que muito em breve ganhará produção nacional na fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo. O chinês conta com motor 1.5 l flex e tem preço de R$ 34,9 mil.

Um patamar acima dos dois, no segmento dos sedãs médios, está o Geely EC7. Lançado no Brasil este ano, o modelo é equipado com motor 1.8 l com 130 cv de potência máxima e custa R$ 49,9 mil.

O JAC J3 Turin pode perder vendas para o Celer%2C nacional este anoDivulgação


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