Por leandro.eiro

Rio - Acertados são os projetos que priorizam o aumento da segurança na condução de motocicletas. Numa convivência difícil no trânsito das metrópoles, que resultam em muitos acidentes com mortes, toda atenção para atenuar este indicador é louvável.

Honda CG 150 Titan CBS 2015Divulgação


A bordo de uma motocicleta, o sistema de freios é um fator essencial para evitar uma tragédia. Em nome de uma eficiência maior, surge o CBS, sistema de freios combinado (Combined Brake System em inglês), que atua em ambas as rodas no acionamento de uma única manete ou pedal.

Funciona da seguinte forma: uma combinação de sistemas hidráulico e mecânico possibilita que os freios dianteiro e traseiro da moto sejam acionados por uma única fonte. Vale lembrar que, convencionalmente, o freio dianteiro é comandado pelo manete direito do guidão e o traseiro por um pedal também do lado direito da motocicleta. As scooters costumam ter freios nas manetes.

A tecnologia, patenteada pela Honda, já conta com dois tipos: o “Single CBS” ou “Combi Brake”, e o “Dual CBS”. O primeiro é encontrado em algumas scooters pequenas, onde o acionamento do manete esquerdo distribui de forma equilibrada a força de frenagem para os dois eixos. No segundo modo, a estrutura mecânica/hidráulica em conjunto com uma válvula de controle executam o trabalho de distribuição nos dois freios.

O ABS de um canal%2C já desenvolvido pela Bosch%2C é o próximo e desejável passoReprodução Internet


CG ganha CBS

A Honda lançou uma versão da CG com o sistema, a CG 150 Titan CBS 2015. Disponível em duas versões, a ESD custa R$ 7.680 e a EX R$ 8.180.

Segundo a marca japonesa, a CG CBS pode reduzir em até 20 % a distância percorrida na frenagem em relação ao modelo Standard. Outra função do equipamento é minimizar erros cometidos por vícios de pilotagem. Com a distribuição de força por todo o conjunto, a frenagem desta CG passa a ser de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira.

ABS de um canal é a saída para as leves

A Bosch lançou no ano passado uma versão mais em conta para os freios ABS para motocicletas. Conhecido como versão “light” do ABS 9, há somente um canal hidráulico para controlar eletronicamente a roda dianteira. Proporciona segurança a baixo custo já que impede o travamento desta roda, que pode ocasionar a queda da moto e do piloto durante frenagem mais brusca.

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