Rio - A Ford decidiu, enfim, mostrar as imagens e informações do novíssimo Focus RS. Afinal, fotos da terceira geração do hatch esportivo vazaram recentemente na Internet e obrigaram a marca norte-americana a revelar oficialmente o modelo — o lançamento, por sua vez, acontecerá durante o Salão de Genebra, em março.

Como não poderia deixar de ser em se tratando de um hatch com vocação esportiva, a nova geração do Focus RS tem visual para lá de agressivo. O destaque no design do modelo, contudo, fica por conta da dianteira arrojada e o avantajado aerofólio na traseira, além das belas rodas de 19 polegadas.
Mas é debaixo do capô que o novo Focus RS abriga toda a esportividade. É que o hatch é equipado com motor EcoBoost 2.3 litros capaz de fornecer nada menos do que 320 cv de potência máxima. Esta unidade de força é gerenciada por uma transmissão manual de seis marchas.

Novas tecnologias
Dotado de tração integral nas quatro rodas, a nova geração do Focus RS traz como novidade o sistema eletrônico de vetorização de torque. Este é capaz de controlar a força do motor que é transmitida às rodas e, de acordo com as condições de aderência, entrega até 100% para o eixo da traseira.
Por dentro, a nova geração do Focus RS recebe alguns mimos. É o caso do kit multimídia Sync com tela de cristal líquido de oito polegadas, câmera traseira, sistema de áudio fornecido pela Sony e bancos esportivos do tipo concha da Recaro, entre outros.

Cara familiar
Se a terceira geração do Focus RS é uma realidade distante do Brasil, o mercado nacional ganhará, até o fim do primeiro semestre de 2015, o novo Focus. Por aqui, as mudanças nas versões hatch e sedã do modelo ficaram restritas ao visual.
Debaixo do capô, por sua vez, permanecerão os motores 1.6 Sigma e 2.0 Duratec — o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou o automatizado Powershift de seis velocidades e dupla embreagem.
