Rio - Rumo aos 500 km/h. Carros de competição, de arrancada, de testes de velocidade? Não, estamos falando de carros de rua, superesportivos ‘disponíveis’ para quem detém alguns milhões no bolso. Alguns deles já ultrapassaram a marca dos 400 km/h há tempos. Mas as fabricantes querem mais...

Esquentando os tambores do Salão de Genebra, que começa no início de março, a sueca Koenigsegg deverá apresentar o “megaesportivo” Regera. Agora vamos parar para respirar e processar corretamente a informação adiante: motor V8 5.0 litros de abissais 1.341 cv de potência. A unidade almeja acelerar de 0 a 400 km/h em 20 segundos e atingir velocidade máxima de 440 km/h!
O bólido sueco pode ser o sucessor do Agera — máxima de 420 km/h —, que não perderá tanto o brilho pois a Koenigsegg deve exibir uma versão do seu supercarro atual com soluções herdadas do conceito One:1. Somando ao CCX, a fabricante passará a ter três carros que ultrapassam os 400 km/h.

Registrados
O livro de recordes Guinness Book registra os carros de produção mais rápidos do mundo. Examinando os cinco primeiros, não temos entre eles nenhuma Ferrari, Lamborghini — um Porsche está lá.
Quem encabeça a lista é o norte-americano Hennessey Venom GT, que bateu no ano passado o recorde sustentado outrora pelo Bugatti Veyron 16.4 Super Sport. O superesportivo com base no britânico Lotus Elise cravou 435,3 km/h, ante os 431 km/h do carro francês. É avaliado em US$ 1,2 milhão.

O Veyron, hoje segundo, ostentava até então o título de carro mais rápido do mundo desde 2010, quando foi lançado. Segue pelo menos como um dos mais caros, pois vale US$ 2,35 milhões. Faz de 0 a 100 km/h em 2,2 s — dá para imaginar isso?
Novamente os norte-americanos emplacam na terceira posição com o SSC Ultimate Aero TT. Não é tão popular — vale cerca de 600 mil dólares —, mas desde 2009 crava 430 km/h nos testes.
Os dois últimos postos ficam na Europa. Na Suécia, o Koenigsegg Agera R, lançado em 2011, vale 1,5 milhão de dólares e vai aos 420 km/h. Por fim, o Porsche 911 9FF GT2 GTurbo 1200, disponível desde 2010 no Velho Continente, que faz de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atinge máxima de 414 km/h.


Correndo por fora
Em 2013, uma versão preparada de um Ford GT, esportivo de produção, atingiu a impressionante velocidade de 455 km/h. Para tal, ele recebeu um motor biturbo de inimagináveis 1.723 cv de potência e correu em uma pista de testes da Nasa, a agência espacial norte-americana.
A marca não conta no registro do Guinness para carros de produção, pois a versão foi exclusivíssima para o desafio. A variante do GT recebeu diversas alterações, que o tornam um tanto inviável para uma linha de produção. O Hennessey Venom GT pode se encomendado.

‘Anos-luz’ à frente dos carros convencionais, o projeto Bloodhound SSC mistura tecnologia automotiva com supersônica. O verdadeiro foguete sobre rodas deve ser testado pela primeira vez em 2016. O objetivo: atingir 1.600 km/h em 55 segundos em uma pista de 19 km de extensão.
