Por leandro.eiro

São Paulo (SP) - Os ajustes finos de meia vida chegaram à atual geração do Volkswagen Jetta. Sua linha 2015 se apresenta com visual atualizado para dianteira e traseira. Incrementos foram feitos, principalmente, nos recursos de segurança, além de novos itens de conforto e tecnologia. Destaques para a nova versão de entrada, Trendline, e a produção brasileira do sedã para este semestre.

Acabamentos e equipamentos novos na versão 2015 do sedã mexicanoLeandro Eiró / Agência O Dia


Mecânica

O conjunto motriz designado para as versões Trendline e Comfortline é formado pelo motor 2.0 l flex, de 120 cv, associado à transmissão automática de seis marchas. O catálogo topo Highline é diferenciado: unidade 2.0 l TSI, de 211 cv, com transmissão DSG de seis velocidades e dupla embreagem. Não há opção de câmbio manual.

O redesenho e adereços podem ser melhor notados na versão topo, quando equipado com os opcionais. O Jetta pode ter agora faróis bixenônio, luz diurna em led, tecnologia que pode integrar também as lanternas traseiras. No interior, realce no novo volante, nova disposição de instrumentos e display colorido.

O reforço em segurança se traduz no controle de tração, de série para todas as versões, controle de estabilidade, direção elétrica e o assistente de partida em rampa, estes para a versão Highline. Sobre preços, a Volkswagen ainda não divulgou - limitou-se a dizer que seu preço partirá de R$ 75 mil.

Interior ergonômico marca o modeloDivulgação


Impressões

Durante volta rápida com o Jetta 2015, em evento da Volkswagen promovido para a imprensa, pudemos perceber principalmente a sensação de conforto a bordo do sedã, característica chave do segmento. A posição de dirigir é confortável, a interação com o layout de instrumentos e recursos é ergonômica, além do espaço interno e silêncio, bem dignos.

Na versão Highline, a direção elétrica — nas demais é hidráulica — facilita manobras e conversões no sedã de 4,65 m de comprimento. A versão para testes continha os opcionais como o teto solar panorâmico e bancos de couro bege o modelo apresentava um ambiente bem sofisticado. O ar-condicionado digital de duas zonas com saída independente para os assentos traseiros proporciona climatização sob medida para os ocupantes. A tela multimídia de 6,5 polegadas agrega funções. Porém, o sistema de navegação não é recurso de série nem para o catálogo topo de linha. Não há câmera de ré.

Motor 2.0 pode ter 120 cv ou 211 cvReprodução Internet


Em cruzeiro por rodovias e estradas locais no interior paulista, desempenho compatível, silêncio na cabine, suspensão macia e carro seguro nas curvas. A versão Highline TSI mostra claramente uma pegada mais esportiva, mas nada que comprometa a receita de conforto associada aos sedãs alemães. O controle do câmbio automático por aletas no volante confere respostas mais interessantes.

A chegada do Jetta ao Brasil foi decisão certa da VW, substituindo o insosso Bora. Colocou a alemã em segmento disputado, liderado pelos modelos japoneses.

Com a recente queda acentuada de vendas, inovação costuma ser receita de sucesso. O Jetta não a tem, foi apenas requentado ainda que seguindo como bom produto. Indica permanecer como um participante ativo, mas que não deve ameaçar líderes.

Traseira continua classudaDivulgação


Touareg também chega à linha 2015

O SUV premium Touareg também teve renovação de linha para 2015. Assim como no Jetta, a Volkswagen adicionou novos itens de segurança no modelo, como o interessante freio multicolisão, que ajuda a evitar batidas secundárias no caso de um acidente. Apenas duas versões o constituem: V6 e V8 R-Line.

A primeira configuração é equipada com motor V6 3.6 litros, de 280 cv de potência. Acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge velocidade máxima de 228 km/h. Já o topo R-Line é impulsionado pelo V8 4.2 litros de 360 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a máxima é de 245 km/h.

Para ambos, a tração é integral e o câmbio é automático tiptronic de oito velocidades. Os preços do Touareg não foram divulgados, novamente a Volkswagen disse que o inicial será de R$ 250 mil.

O Touareg R-Line%2C topo de linha%2C tem motor V8Divulgação


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