Por leandro.eiro

Rio - A edição 2015 do Salão de Genebra tem uma interessante particularidade. É que a mostra suíça servirá de palco para a apresentação de variados esportivos, todos, é claro, capazes de empolgar os apaixonados por velocidade.

Novo Audi R8%3A chega ao Brasil no segundo semestreReprodução Internet


Entre as novidades, a segunda geração do Audi R8 — deverá chegar ao Brasil no segundo semestre. O esportivo ostenta pequenas mudanças no design e vai estar disponível nas versões básica e Plus — ambas com motor V10 5.2 l, mas com 540 cv e 610 cv de potência, respectivamente.

Fluidos

Não menos invocado, o McLaren 675 LT, que tem motor V8 3.8 l com dois turbos e é capaz de entregar 675 cv de potência. Impressionante também é o 003S, da Scuderia Cameron Glickenhaus, do investidor americano James Glickenhaus, que chegará às ruas até o fim deste ano. Baseado no carro de corrida 003C, o SCG 003S foi desenhado pelo Granstudio, de Turim, e tem chassi em fibra de carbono.

McLaren 675 LT tem V8 de 675 cvDivulgação


Entre os esportivos ‘verdes’, os conceitos Nano Flowcell Quant F e Magna Steyr Mila Plus. O primeiro é um elétrico com sistema de propulsão com dois fluidos iônicos — um positivo e outro negativo, separados por membrana que permite a passagem da carga elétrica. A potência é de 1.090 cv.

Já a austríaca Magna Steyr mostra o híbrido Mila Plus. Com 1.520 kg, o bólido austríaco tem motor três cilindros a gasolina e dois elétricos — um em cada eixo. A marca, contudo, não informa a potência das baterias de íons de lítio, mas garante autonomia combinada de até 500 quilômetros.

Nano Flowcell Quant F não polui e tem 1.090 cvReprodução Internet


A dinamarquesa Zenvo, por sua vez, apresenta novo ST1, agora equipado com câmbio de sete marchas — as trocas estão mais rápidas e são feitas em até 35 milionésimos de segundo. Já a Bugatti mostra o derradeiro Veyron La Finale, edição de despedida do superesportivo de origem francesa.

Para competições

Além dos esportivos que ganharão as ruas ao redor do mundo, o Salão de Genebra também reserva espaço para o lançamento de bólidos desenvolvidos exclusivamente para as pistas. É o caso do Mercedes-Benz AMG GT3 e do Aston Martin Vulcan.

AMG GT3 usa um V8 6.3 litros com câmbio sequencial seis marchasReprodução Internet


O modelo alemão, como o próprio nome entrega, foi criado para as competições de GT3 da Fia. Não por acaso, soluções para garantir performance apimentada, como ‘cockpit’ composto por banco em fibra de carbono, painel digital e ‘gaiola’ de proteção para o piloto.

A esportividade fica por conta da motorização extremamente vigorosa. O AMG GT3 é equipado com um V8 6.3 litros — é a mesma unidade do antecessor SLS AMG GT3 —, que trabalha em conjunto com câmbio sequencial de seis marchas — não foi fornecida a potência.

Aston Martin VulcanReprodução Internet


Já o Aston Martin Vulcan também impressiona — serão produzidas apenas 24 unidades do modelo, que vai atuar nas provas de GTE, do Campeonato Mundial de Endurance, da FIA. O Vulcan é o esportivo mais potente já fabricado pela marca inglesa e também chama a atenção o design arrojado.

Com estrutura monocoque feita em fibra de carbono, o Vulcan tem motor central-traseiro e a transmissão é sequencial de seis marchas. Já o motor é um V12 7.0 litros aspirado capaz de entregar nada menos do que 810 cv de potência máxima. Para conter a ‘fera’, o esportivo conta com discos de freio feitos de carbono-cerâmica e as rodas são de 19 polegadas.

Você pode gostar