Amazonas - A Polícia Federal em conjunto com o Ministério da Previdência Social – MPS, deflagrou nesta quarta-feira a Operação Compensa visando apurar desvio de verba da Previdência Social.
Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, 19 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de condução coercitiva, além de seqüestro de bens móveis, imóveis e contas bancárias, em decorrência de investigações iniciadas em 2010, no âmbito de inquérito policial que tramita sob segredo de justiça.
Os mandados estão sendo cumpridos no município de Manaus/AM por meio de um contingente de aproximadamente 91 policiais e 17 servidores do MPS.
Dos cinco mandados de prisão preventiva, quatro são em desfavor dos líderes das quadrilhas organizadas para fraudar a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais por incapacidade e ao idoso, e um em desfavor de um servidor público.
Dos 17 mandados de condução coercitiva cinco são para oitiva de agenciadores de benefícios previdenciários e 12 são para a realização de perícia médica em segurados que recebem benefícios previdenciários.
O nome da Operação faz alusão ao bairro onde se concentram as ações dos integrantres das organizações criminosas.
Estima-se que os valores das fraudes, em 110 benefícios verificados, atingem o montante de R$ 4.215.606,00.
Mais informações serão divulgadas em entrevista coletiva que será concedida às 15h na Superintendência Regional da PF em Manaus.