Por helio.almeida
Orientações que usuários devem saberDivulgação

Os telefones celulares no Estado de São Paulo (DDDs 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) terão o dígito 9 acrescido à frente dos números atuais a partir do próximo domingo, 25 de agosto de 2013. Em coletiva a imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Marconi Maya, o gerente de Certificação e Numeração, Marcos de Souza Oliveira, e o servidores Affonso Feijó Neto e Albino do Amaral tiraram dúvidas dos jornalistas.

A partir de 27 de outubro de 2013, todos os telefones celulares dos Estados do Rio de Janeiro (DDDs 21, 22 e 24) e do Espírito Santo (DDDs 27 e 28) terão o dígito 9 acrescentado à frente dos números atuais.

O nono dígito será implementado em todo o País até o fim de 2016. A inclusão do nono dígito ocorreu no DDD 11 em 29 de julho de 2012.

Com a mudança, o dígito "9" será acrescentado à esquerda de todos os números atuais, que passarão a contar com o formato 9XXXX-XXXX. O nono dígito não será adicionado aos números utilizados em serviços que utilizam operações tipo despacho, ou seja, conexão direta via rádio.

Durante os dez primeiros dias da implementação, as ligações com 8 dígitos ainda serão completadas. Gradualmente, para adaptação das redes e usuários, haverá interceptações e os usurários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.

Cronograma de implementação do nono dígitoDivulgação


Você pode gostar