Por helio.almeida

Estados Unidos - A presidenta Dilma Rousseff decidiu não realizar a visita de Estado que faria ao país norte-americano no dia 23 de setembro. Ela considerou insuficientes as repostas dadas pelo governo de Barack Obama em relação aos episódios de espionagem que atingiram inclusive contatos pessoais da própria presidente.

Como o acesso aos dados espionados não ocorreu, Dilma decidiu cancelar a viagemAgência Brasil

O anúncio deverá ser feito no início da tarde. A decisão de suspender a viagem ocorreu mesmo após a ligação do presidente norte-americano, Barack Obama, na tarde de segunda-feira.

Na ligação, Dilma deixou claro que, para atender ao convite do governo norte-americano, haveria que se criar “condições políticas”. Para isso, era necessário que os norte-americanos informassem à presidenta sobre todos os dados e conteúdos acessados e monitorados no Brasil.

Em vez disso, o governo norte-americano se limitou a uma resposta protocolar, mesmo com o compromisso de Barack Obama de cuidar pessoalmente das explicações. Como o acesso aos dados espionados não ocorreu, Dilma decidiu cancelar a viagem.

Há dez dias, durante a Cúpula do G20, na Rússia, o presidente Barack Obama se comprometeu com a presidenta Dilma a responder aos questionamentos do governo brasileiro em uma semana, prazo já expirado. No início da próxima semana, a presidenta Dilma viajará aos Estados Unidos, mas para a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Você pode gostar