Rio - A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) vai concorrer ao cargo de governadora do Estado do Rio em 2014. A decisão foi tomada durante a conferência estadual do partido, no Rio, neste sábado com o lançamento da pré-candidatura da parlamentar que foi definida em votação unânime dos 300 delegados, representando sete mil membros partidários.
Ficou decidido também que os comunistas vão romper a aliança com o governo Sérgio Cabral e entregarão o cargo de Jorge Barreto, presidente da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio (Ceperj).
Jandira disse que a decisão por uma candidatura majoritária já vem sendo costurada há alguns meses. “Dos 92 municípios do Rio, 85 deles já votaram a favor de minha candidatura”, contou a deputada.
Jandira diz que mobilidade urbana, Saúde, Educação e Segurança Pública devem estar entre as prioridades do projeto de governo que será definido em novembro. A desmilitarização da Polícia Militar também pode fazer parte do programa.
“Estamos vendo ação desmedida da PM nas manifestações. Sem contar a criminalização do movimento social com a prisão e a possível condenação de manifestantes”, disse.