Por julia.amin

Brasília - "A violência contra a mulher é uma vergonha que a sociedade brasileira precisa superar". A presidenta Dilma Rousseff considerou "alarmantes" os dados divulgados na segunda-feira durante a sétima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com estatísticas, 50.617 estupros foram registrados no Brasil em 2012.

Em sua conta no Twitter, Dilma escreveu: "É um crescimento de 18% em relação a 2011, reflexo do serviço telefônico 180, da @SPMulheres, de orientação às vítimas de violência sexual". Delito cresceu em comparação com 2011. Ela ainda lamentou que os registros são subestimados.

A presidenta aproveitou para anunciar que ao longo dessa semana "serão publicados os editais para a construção de unidades do Casa da Mulher em 26 capitais". Nas "Casas" funcionam a delegacia da mulher, juizados, varas, defensorias e promotorias. Além disso, estão disponíveis equipes de psicólogos para o apoio às vítimas de violência.

Segundo os dados apresentados na segunda, os casos de estupro superaram os de homicídios dolosos (47.136), quando há intenção de matar. Dilma afirmou a necessidade de por fim a "impunidade dos agressores". Ela também escreveu que é imperativo "o combate implacável ao preconceito sexista, o respeito às diferenças e o apoio e acolhimento às vítimas".

Você pode gostar