Dirceu espera definição de Barbosa para decidir se vai se apresentar à PF

Ex-ministro irá se reunir com assessores antes de definir estratégia sobre prisão

Por julia.amin

Brasília- O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu aguarda decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa para decidir se irá se apresentar à Polícia Federal (PF). Dirceu estava em uma praia no sul da Bahia, descansando, quando recebeu a notícia de que teve sua prisão decretada na quarta-feira pelo STF.

José DirceuDivulgação

Ao ser informado da decisão da corte, o ex-ministro voou para São Paulo em um jatinho particular, mas desceu em Vinhedo, já que o aeroporto de Congonhas não recebe pousos durante a madrugada. Ele passou a noite em sua casa na cidade do interior de São Paulo e seguirá para a capital no início da tarde, onde se reunirá com advogados e assessores para decidir o que fazer depois da expedição do mandado de prisão.

No ano passado, quando teve um pedido de prisão negado pelo STF, Dirceu já tinha decidido se entregar, mas agora aguarda como Barbosa irá conduzir a expedição dos mandados para decidir o que fazer. Condenado inicialmente a 10 anos e 10 meses e multa de R$ 676 mil por corrupção ativa e formação de quadrilha, Dirceu apresentou embargos infringentes em relação ao crime de quadrilha e teve a pena reduzida para 7 anos e 11 meses. Ele deve cumprir a pena em regime semi aberto.

Reportagem: Ricardo Galhardo

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia