Por helio.almeida

Rio - A presidenta Dilma Rousseff (PT) tem vantagem menor na disputa pela Presidência da República nas eleições de 2014 nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, aponta pesquisa do instituto Datafolha publicada nesta terça-feira. Mesmo assim, ela lidera intenções de votos em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Dilma cumprimenta médicos antes da sanção da lei que institui o Programa Mais MédicosAntonio Cruz / Agência Brasil

No Rio, a chefe do Executivo aparece com 41% ante 16% do senador Aécio Neves (PSDB) e 11% do governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB). Em São Paulo, o percentual de intenção de voto de Dilma fica em 38% contra 18% de Aécio e 13% de Campos.

O levantamento nacional, divulgado no fim de semana, mostrou que Dilma tem 47% das intenções de voto, Aécio 19% e Campos 11%. Dilma ganharia no primeiro turno com vantagem de 17 pontos sobre os dois adversários diretos. Em São Paulo e no Rio, vantagem seria menor. No Rio, a vantagem cai para 14 pontos e em São Paulo, sete pontos.

Nos dois estados, acontece uma fatia de votos brancos, nulos ou daqueles que não sabiam ou não responderam. Na pesquisa nacional, o percentual é de 23%, mas sobe para 31% em São Paulo e 33% no Rio. Ambos enfrentam dificuldade para recuperar a popularidade perdida durante as manifestações de junho.

O Datafolha realizou a pesquisa nos dias 28 e 29 de novembro. A margem de erro nacional e em São Paulo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No Rio de Janeiro, a margem é de três pontos.

Você pode gostar