Por julia.sorella

Brasília - O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, descartou que a falha no fornecimento de energia, que provocou um apagão mais cedo em três regiões do país, estaria realacionada com a onda de calor e o aumento do consumo de energia nos últimos dias. Zimmermann fez a declaração durante uma entrevista coletiva, após a falta de energia que ocorreu nesta terça-feira.

“[A falha no fornecimento de energia registrada nesta terça] não tem nada a ver com estresse do sistema”, disse o secretário. Entretanto, Zimmerman não soube informar a causa da falta de energia e afirmou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está apurando a razão da falha.

O apagão, que aconteceu no ínicio da tarde desta terça-feira, afetou mais de três milhões de consumidores em 11 estados. Em São Paulo foram 1,2 milhão, segundo a Eletropaulo. No Rio de Janeiro, a Ampla informou que 14 municípios da área de concessão foram afetados: Niterói, São Gonçalo, Magé, Araruama, Cabo Frio, Duque de Caxias, Iguaba, Itaboraí, Maricá, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Saquarema e Teresópolis. Cerca de 280 mil clientes tiveram o fornecimento afetado. A concessionária informou que a interrupção ocorreu das 14h03 até às 14h50 e todas as regiões já estão com os serviços normalizados.

No município do Rio, as localidades que tiveram o fornecimento interrompido foram: Bangu; Campo Grande; Guaratiba; Grande Méier; Jacarepaguá; Pavuna; Inhaúma; Irajá; Penha; Cascadura e Madureira. Algumas regiões da Baixada Fluminense, como Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Nova Iguaçu, também sofreram com a falta de energia elétrica.

Zimmermann afirmou no ínicio da coletiva que o Brasil não corre risco de ficar sem energia por contra da falta de chuva e queda no nível dos principais reservátorios de hidrelétricas. O secretário disse que o país possui um sistema elétrico "equilibrado".

Risco "zero"

Nesta segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que era "zero" o risco de faltar energia no país por conta da falta de chuvas e dos baixos níveis nos reservatórios de hidrelétricas.

“Estamos com mais de 40% de armazenamento de água nos reservatórios e não enxergamos nenhum risco de desabastecimento de energia. É risco zero”, contou Lobão.

Você pode gostar