Brasília - O deputado Natan Donadon (sem partido-RO) teve o mandato cassado na noite desta quarta-feira em primeira votação aberta na Câmara Federal de um processo de cassação. Foram 467 votos a favor e uma abstenção, de um total de 468 parlamentares presentes.
Esta é a segunda vez que Donadon passa pelo processo de cassação do mandato. Em agosto do ano passado, em votação secreta, ficou decidido que ele manteria o status parlamentar. Na época, 233 deputados votaram a favor da cassação e 131, contra.
Donadon, que está preso no Complexo da Papuda, foi à Câmara sob escolta para acompanhar a votação, mas não se defendeu em plenário. Ele cumpre pena desde junho 2013 após ser condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e desvio de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia.
A absolvição, em agosto do ano passado, gerou mal-estar no Parlamento e solicitações de que casos desse tipo fossem decididos por voto aberto. No mesmo dia, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou que não haveria mais votação secreta para decidir sobre o mandato de parlamentares condenados.
No fim do ano passado, a Câmara abriu nova representação contra Natan Donadon. Em dezembro, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a recomendação para a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro.