Brasília - Os jornais impressos são os mais respeitados pelos brasileiros quando se trata de informação, revelou pesquisa feita pelo Ibope a pedido do governo federal e divulgada nesta sexta-feira. Segundo o levantamento, 53% dos entrevistas que são leitores habituais desses veículos sempre ou muitas vezes confiam nas notícias divulgadas.
A confiança cai para 50% quando o veículo é o rádio, 49% entre os que acompanham noticiários de TV e para 40% entre os leitores de revistas. A queda se acentua e chega a apenas 28% de confiança quando as notícias são veiculadas em veículos pela internet.
A Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira foi encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República para orientar as ações do governo. Ela foi realizada de 12 de outubro a 6 de novembro e ouviu 8.312 pessoas em 848 cidades em todos os 27 estados.
Apesar de confiarem neles, a pesquisa mostrou que é baixo o percentual de brasileiros que leem jornais impressos, de 25%. Menor é o índice de leitores de revistas, de 15%. Já a internet é acessada por 47% dos entrevistados pelo Ibope.
Entre os que afirmaram ler jornais impressos, a média de tempo gasto com a leitura é de uma hora e cinco minutos. O índice mais alto foi verificado em Goiás, onde chega a duas horas e 12 minutos. Já no Estado de São Paulo, a média ficou em uma hora e um minuto.
Voz do Brasil é ignorada
Na pesquisa, 66% dos entrevsitados informaram que nunca ouviram a ‘Voz do Brasil’, programa radiofônico criado em 1935 e de transmissão obrigatória por todas as emissoras brasileiras de rádio às 19h. O índice é maior entre as mulheres, já que 70% das entrevistadas disseram desconhecer o programa. Além disso, 32% afirmaram que não sabiam da existência da ‘Voz do Brasil’.
Tempo gasto com internet é maior do que vendo programas de TV
A pesquisa do Ibope revelou ainda que a internet é o meio de comunicação que mais toma tempo dos brasileiros. De acordo com o levantamento, o brasileiro gasta, em média, três horas e 14 minutos de seu dia navegando na rede. Os entrevistados disseram ficar, de segunda a sexta-feira, em média, três horas e 39 minutos por dia conectados. Nos fins de semana, a permanência cresce, segundo a pesquisa, quatro minutos por dia.
O levantamento do Ibope mostrou também que os brasileiros gastam dez minutos a mais por dia em frente a computadores conectados do que diante de aparelhos de TV. Mas 97% dos entrevistados informaram ter TV em casa, e 65% informaram que a assistem diariamente.
Já 26% declararam acessar a internet todos os dias, a maioria jovens. Na faixa de 16 e 25 anos, 78% consultam a internet pelo menos uma vez por semana. Entre os com mais de 65 anos, são 5%.