Brasília - Por meio de nota, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contestou na segunda-feira declaração atribuída a ele e publicada em forma de entrevista na edição de domingo no jornal italiano "La Repubblica". A publicação creditou a Lula a seguinte afirmação: "Adefesa do emprego é mais importante que a inflação".
Mas a gravação da entrevista, reproduzida no site do Instituto Lula, mostra que a afirmação foi outra. "Nossos críticos querem que tenha um pouco de desemprego para poder melhorar a inflação. Eu não quero que tenha desemprego para melhorar a inflação. Eu quero melhorar a inflação com pleno emprego", disse o ex-presidente.
Na entrevista ao jornal italiano, Lula também falou sobre Copa do Mundo e as ameaças de novos protestos brasileiros durante a competição, seu estado de saúde, a admiração pelo Papa Francisco, os investimentos brasileiros em Cuba e a relação entre os casos do italiano Cesare Batistti, que recebeu asilo do governo brasileiro, e Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, preso na Itália após condenação no mensalão.