Por tamara.coimbra

Porto Alegre - Uma audiência pública sobre a licitação dos ônibus foi cancelada após um tumulto na noite de segunda-feira, no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre. A confusão começou meia hora após o início da audiência quando cerca de 400 participantes que estavam dentro do ginásio retiraram as celas que dividem a quadra da arquibancada e invadiram o espaço destinado às autoridades.

Houve confronto com a Guarda Municipal, e disparos de choque elétrico com armas taser acertaram alguns manifestantes. Pelo Twitter, o prefeito José Fortunati criticou a atuação do Bloco de Luta pelo Transporte Público. "Com pedras, rojões e pedaços de pau, agredindo as pessoas que participavam da assembléia, o Bloco de Luta deu uma clara demonstração de que não deseja que a lícitação aconteça." Em nota, a prefeitura afirma que considerou a audiência válida.

Em nota publicada no Facebook, o Bloco de Luta pelo Transporte Público avalia a audiência como "uma farsa sem tamanho" e exige que o transporte seja público. "Impossível legitimar uma audiência que, em nenhum momento, teve organização e debate. Não houve audiência! O que houve foi a resistência popular contra essa máfia burguesa do transporte público!", diz a nota.

Você pode gostar