São Paulo - Familiares e amigos se despediram do ator Paulo Goulart, morto nesta quinta-feira, vítima de um câncer no pulmão. O artista que estava internado no hospital São José, em São Paulo, será velado em uma casa funerária próximo a avenida Paulista.
>>> GALERIA: Confira momentos da trajetória de Paulo Goulart
A atriz e viúva de Paulo, Nicette Bruno, não escondeu a tristeza na saída do hospital. Os dois estavam casados há 60 anos e, além de contracenarem juntos em diversos trabalhos na televisão, tiveram os filhos Beth Goulart, Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho.
Em uma pequena coletiva, a família conversou com a imprensa. A esposa do ator não deixou de falar sobre o amor que existia entre ela e Paulo. "Foi um final dolorido, mas foi uma passagem muito em paz com muito amor com todos os filhos e netos ao lado dele. Eu de mãos dadas com ele porque nosso amor é eterno. Então vamos ter esse momento de separação, mas estaremos juntos sempre. É muito difícil para mim nesse momento falar alguma coisa porque a emoção é muito grande e forte. A dor é grande", contou Nicette.
Já a filha mais velha do casal, Bárbara Bruno, falou do orgulho que sente do pai. "Principalmente a alegria, o orgulho e a honra de saber que ele deixou um legado maravilhoso e que ele se orgulha muito. Deixou legado como artista, homem, cidadão, pai e marido. É difícil quem consegue isso e ele conseguiu". O enterro de Paulo Goulart será nesta sexta-feira, no cemitério da Consolação, zona Oeste de São Paulo.
Carreira
Paulo Afonso Miessa ficou conhecido pelo nome artístico Paulo Goulart. O ator nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em 9 de janeiro de 1933 e iniciou a carreira adolescente. Em 1952, estreou na televisão na novela "Helena", mesmo ano em que conheceu Nicette Bruno, com quem se casou em 26 de fevereiro de 1954. No cinema, estreou em 1954 na comédia "Destino em Apuros".
O ator destacou-se por atuações em novelas como "Roda de Fogo" (1986), "O Dono do Mundo" (1991), "Éramos Seis" (1977), entre outras. Em 2011 atuou em "Morde e Assopra" e, em 2012, fez uma participação no seriado "Louco por Elas", seu último papel na TV.
No cinema fez "Gabriela, Cravo e Canela" (1983), "O Grande Momento" (1958) e o filme mais recente é de 2012, "O Tempo e o Vento".
Antes de se tornar ator, Paulo Goulart cursou Química Industrial para ter uma alternativa de emprego caso a carreira artística não vingasse. Ele passou pela TV Excelsior, TV Tupi e atuou em novelas do SBT, como "As Pupilas do Senhor Reitor" (1995). Na Band, fez "O campeão" (1996).
Paulo conheceu a mulher, Nicette Bruno, no teatro
A história de amor entre Paulo Goulart e Nicette Bruno começou em 1952, quando se conheceram no teatro. O ator estreou nos palcos ao lado da atriz na peça ‘Senhorita Minha Mãe’. No ano seguinte, eles fundaram a companhia Teatro Íntimo Nicette Bruno. Nessa época, ela já era uma atriz consagrada e ele, um talento promissor.
Os dois se casaram em 26 de fevereiro de 1954. Desde então, passaram a ser um casal querido por todos. Eles se mudaram para o Rio de Janeiro três anos depois da união. Moraram ainda no Paraná, mas voltaram a São Paulo na década de 60.
O casal teve três filhos: as também atrizes Beth Goulart e Bárbara Bruno e o ator Paulo Goulart Filho. Paulo era espírita e apoiava a decisão dos filhos de seguirem a carreira artística. “Comecei muito cedo a fazer personagens que são pais, talvez porque, na vida real, eu seja um paizão — e me orgulho disso”, disse certa vez.
O ator tinha ainda sete netos e duas bisnetas.